Após ser a primeira brasileira a vencer um Globo de Ouro na história, Fernanda Torres, que já é uma das figuras de destaque na arte no País por atuar em diferentes gêneros, se consagra também internacionalmente. A artista levou nesse domingo (5) o prêmio de Melhor Atriz de Drama — um dos mais importantes — por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui.
Filha dos icônicos atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres, a carioca de 59 anos tem uma carreira que se estende por quatro décadas e abrange teatro, cinema, televisão e literatura.
Começou com apenas 13 na peça Um Tango Argentino, de Maria Clara Machado, quando começou a estudar teatro. Pouco depois, fez sua estreia na televisão na série Aplauso e participou da novela Baila Comigo, de Manoel Carlos, com 15 anos.
Na década de 1980, Fernanda fez seu primeiro filme para o cinema, Inocência. Em poucos anos já era uma atriz premiada. Em 1986 foi escolhida como Melhor Atriz nos festivais de Cannes e de Havana pela sua protagonista em Eu Sei Que Vou te Amar, de Arnaldo Jabor.
Outros destaques de sua carreira nas telonas incluem Com Licença, Eu Vou à Luta (1986), Terra Estrangeira (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1997) e Casa de Areia (2005), dirigida por seu marido, Andrucha Waddington.
Comédia
Fernanda Torres fez história na televisão brasileira com seus papéis cômicos a partir dos anos 1990. A atriz protagonizou a série Os Normais (2001-2003), que retrata momentos cotidianos do casal Vani e Rui, interpretados por ela e Fernando Guimarães. O sucesso da série gerou dois filmes derivados, consolidando a personagem como um ícone cultural.
Na década seguinte, Fernanda protagonizou Tapas e Beijos (2011-2015), com Andrea Beltrão, que abordava os desafios das relações e a amizade das duas mulheres.
Além da atuação, Fernanda também se destacou na literatura e como roteirista. Em 2013, lançou seu primeiro romance, Fim, que foi adaptada para a televisão. A coletânea de crônicas Sete Anos (2014) e A Glória e Seu Cortejo de Horrores (2017) foram outros títulos da artista e escritora. No cinema, estreou como roteirista com o filme O Juízo (2019).
Ainda Estou Aqui
Convidada pelo diretor Walter Salles para interpretar Eunice Paiva, Fernanda Torres nem imaginava que poderia ser cotada para o papel por causa dos seus trabalhos no humor. “Nunca pensei que o Walter me visse no papel”, afirmou. Depois de aceitar o convite, a atriz conta que se dedicou a uma preparação física e mental intensa, que envolveu a perda de quase 10 kg.
As filmagens começaram em junho de 2023 e o filme estreou nos cinemas brasileiros em novembro do ano passado, mas antes mesmo disso, o longa chamou a atenção internacional e conquistou grandes prêmios, como Melhor Roteiro no Festival de Veneza, após ser ovacionado por dez minutos, além do Prêmio do Público do Festival Internacional de Cinema de Vancouver, com mais de 40 mil votos. A atriz ainda levou uma estatueta no Critics Choice Awards.
Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar. No Rio de Janeiro, o casal e os cinco filhos vivem um pesadelo no dia que Rubens é levado por militares à paisana e desaparece.