No meio do cerrado, um edifício circular que está na lista das 12 igrejas mais espetaculares e modernas do mundo e, ainda, recebeu o Architizer A+Awards, na categoria Cultural: Edifícios Religiosos e Memoriais. O projeto ocupa 3.915 m² de um terreno no Park Way, fica na beira da EPIA e foi finalizado em 2022, e representa as quatros escalas que norteiam o urbanismo de Brasília, ou seja, é uma arquitetura monumental, gregária, residencial e bucólica.
O prédio na verdade é um templo, templo que abriga a Paróquia da Sagrada Família, “um projeto que tem suas bases na arquitetura moderna, mas que se pretende contemporâneo pelas relações que estabelece com o chão e a paisagem”, conta o arquiteto Eder Alencar, que assina os desenhos junto de André Velloso e Luciana Saboia, todos da ARQBR Arquitetura e Urbanismo.
É bem diferente de estruturas sacras que conhecemos da Igreja Católica, mas foi a própria comunidade que gostou do projeto e escolheu os desenhos. Tudo passou por uma comissão, composta por membros deste grupo da Paróquia da Sagrada Família.
Na mesma linha da catedral, outra inovação nesse ramo, que valoriza a luz natural por seus vitrais, “a luz natural [do novo templo] penetra pelo anel circular da cobertura, transformando a espacialidade interna da nave, disposta meio nível abaixo da cota natural do terreno, o que permite o transbordamento da paisagem através de uma pequena abertura rente a rés-do-chão à medida que preserva a intimidade do espaço interno”, detalha o memorial do projeto.
“Não se trata exatamente de uma inovação. Somos herdeiros de uma belíssima produção de arquitetura moderna brasileira, da qual tentamos tirar lições, num processo de constante aprendizado. Nossos projetos buscam ecoar sentidos que absorvemos pelo contado com a cidade e sua arquitetura. A obra da Paróquia da Sagrada Família é resultado disso”, finaliza Eder.
O templo ainda não foi oficialmente aberto, pois ainda faltam alguns serviços para a finalização total da obra. Esporadicamente, no entanto, são realizados alguns eventos, inclusive casamentos.
Confira mais fotos do templo: