Conheça a curadora Monica Tachotte, à frente do leilão do GALA

Foto: Reprodução/Instagram

Com 14 anos de experiência no mercado de arte, a curadora responsável pelo Leilão Beneficente da próxima edição do GALA da GPS|Foundation, Monica Tachotte, destaca a importância de unir estética e sensibilidade curatorial, oferecendo uma visão integrada para que cada coleção seja não apenas um investimento, mas também uma expressão significativa.

“Estou muito animada com essa minha primeira colaboração com a GPS|Foundation. Essa parceria representa uma nova etapa em minha trajetória no mercado de arte, unindo esforços para apoiar uma causa tão importante e promover mudanças positivas na sociedade”, revela.

O baile beneficente será realizado no dia 6 de novembro, para arrecadar fundos para instituições carentes do Distrito Federal. 

Formada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, a curadora também buscou aprimoramento em gestão artística, com cursos no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), no Sotheby’s Institute of Art e na Harvard Extension School. “Minha formação acadêmica é focada no cruzamento entre arte e gestão“, afirma.

Monica se apaixonou pela arte no seu primeiro emprego, no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, onde teve a oportunidade de trabalhar diretamente com o público nas salas de exposição. Hoje atua principalmente com um foco em consultoria estratégica para colecionadores e investidores.

Convite 

A partir de uma recomendação de sua ex-professora da UnB, Marília Panitz, a curadora foi chamada para o GALA.  Segundo Monica, a curadoria do leilão foi concebida para destacar artistas modernos consagrados que desempenharam um papel fundamental na construção de Brasília, além de incluir artistas contemporâneos que dialogam com a cidade, com obras nos acervos dos museus de Brasília.

Essa abordagem visa criar uma conexão rica entre passado e presente, valorizando a herança cultural da cidade e suas novas expressões artísticas“, diz. 

O público pode esperar obras de artistas renomados como Burle Marx e Siron Franco, além de novos talentos, como o brasiliense Toys, que vem se destacando na América Latina.

O evento, além de seu compromisso social, enriquece o cenário artístico e cultural da cidade, criando uma sinergia entre arte e sociedade“, ressalta a curadora. Ao promover a conscientização em torno de causas sociais, o GALA se consolida como uma ação de relevância no terceiro setor, trazendo mudanças significativas para a comunidade.

A expectativa é que esta terceira edição do GALA não apenas celebre a arte, mas também inspire um diálogo contínuo sobre a importância da cultura na promoção de um mundo melhor.

Confira aqui o catálogo completo das obras que serão leiloadas no Leilão Beneficente da GPS|Foundation.

Relacionados.

Dolce & Gabbana e GPS|Foundation: um case de sucesso no GALA 2024

Camila Coelho e PatBo lançam coleção cápsula especial para o Ano Novo

#SkiSeason: as principais estações de esqui do Japão