Brincadeira e cuidados bucais em um só lugar é a proposta da nova unidade da Fenelon Radiologia voltada para o público infantil. Agora, os pequenos tem um lugar especial para cuidar do sorriso e de forma divertida. Um espaço lúdico que movimenta a imaginação dos pequenos foi projetado com o objetivo de afastar o medo e mostrar que exames dentais podem ser divertidos.
“A ideia era um espaço que encantasse as crianças e criasse um ambiente de imersão que as ajudassem durante a espera e a realização dos exames. Quando olhamos atentamente para os equipamentos que compõem uma clínica radiológica, com seus flashs, braços articulados, os coletes e máscaras, logo imaginamos uma experiência futurística, uma viagem ao espaço”, conta Flávia Fenelon, arquiteta da Fenelon Arquitetura, responsável pelo projeto.
Agora imaginem uma viagem ao espaço, onde os pequenos são os tripulantes e os profissionais que operam os exames os guiam por uma jornada encantadora? Os uniformes são estampados e, na verdade, tem a modelagem de macacões de astronautas. O espaço ainda traz projetores de estrelas e galáxias coloridas, que adornam os corredores e banheiros, juntamente com os sons do espaço ao fundo, ou seja, uma imersão completa.
A arquiteta Flávia conta que o principal desafio do projeto foi “limitar tantas ideias ao espaço disponível, além de coordenar todas as funções que a clínica deveria abranger, mantendo o imaginário dos usuários sempre conectados ao tema, com detalhes e surpresas por toda parte”.
Confira depoimento e detalhes da clínica:
A recepção é a cereja do bolo da galáxia inventada. Para proporcionar uma espera mais agradável aos pais e filhos, a arquiteta colocou jogos interativos, como um jogo da velha gigante, um sistema solar com os planetas que deslizam sobre as órbitas e a parede de encaixe de pinos imantados. “Propusemos um banco de formato orgânico que também serve de plataforma para as crianças menores alcançarem os jogos, uma parede com perguntas e respostas sobre o espaço e um céu estrelado”, completa Flávia.
E parece que deu super certo, as crianças têm ficado encantadas com o espaço e sempre querem escolher a “cabine de lançamento”, como são chamadas as salas de exames. “Muitas não querem ir embora”, conta Flávia.
Mas como toda jornada tem um fim, ao final de todo o processo, os pequenos ainda recebem uma surpresa ao final. O objetivo? Deixar na memória que exames podem sim ser um tempo de criatividade e brincadeira.
Confira mais fotos da clínica: