Já pensou em conhecer a casa do Papai Noel? Sim, isso é possível na Finlândia. Rodeado por florestas cobertas de neve e cabanas de madeira, parece um cenário de filme. Localizada no Círculo Polar Ártico, Rovaniemi é uma pequena cidade conhecida como a terra natal do Papai Noel e conta com a Santa Claus Village, famosa por receber visitantes de todas as partes do mundo desde os anos 1980.
Seja para explorar o parque temático natalino ou para se imergir no estilo de vida ao ar livre que fez os finlandeses um dos povos mais felizes do planeta, a visita à terra do bom velhinho reserva várias experiências únicas.
Um lugar onde a magia do Natal paira no ar, a Santa Claus Village, aberta durante o ano todo, é o centro desse encanto. Lá é possível desfrutar de passeios de trenó puxados por renas, participar de oficinas temáticas e, claro, conhecer o próprio Papai Noel. Mas neve mesmo, só a partir do final de outubro e o início de dezembro.
Além de comprar lembranças, dá até para enviar cartas e postais diretamente do Correio do Papai Noel com um carimbo oficial do Círculo Polar Ártico.
Além disso, a vila está posicionada sobre o Círculo Polar Ártico, permitindo que os visitantes atravessem essa linha geográfica com um único passo — uma experiência única que muitos não deixam de aproveitar.
O lugar também oferece um mergulho histórico. Antes de a vila se tornar uma grande atração, o Cottage Roosevelt foi construído em 1950 para celebrar a visita de Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, a Rovaniemi. A visita, juntamente com o desejo de atravessar o Círculo Polar Ártico, despertou o interesse internacional por Rovaniemi, impulsionando seu desenvolvimento como a “terra natal” do Papai Noel.
Eleanor decidiu viajar a Rovaniemi no verão para acompanhar os progressos da reconstrução pós-guerra. Durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, mais de 90% dos edifícios da cidade foram destruídos pelos bombardeios do exército alemão, algo comum nas regiões do Ártico.
O chalé de madeira celebra esse momento histórico e abriga exposições que narram sua influência no crescimento de Rovaniemi. Os visitantes podem conhecer o local, entender sua importância na história local e vivenciar a magia que atraiu Eleanor Roosevelt para este encantador refúgio de inverno.