GPS Brasília comscore

Congresso reúne 1,3 mil corretores de seguros em Brasília

Evento destaca mercado a ser explorado , pois 170 milhões de brasileiros não são segurados
O empresário Paulo Octávio foi um dos palestrantes e falou da sua experiência como corretor de seguros, no começo de sua trajetória profissional
O empresário Paulo Octávio foi um dos palestrantes e falou da sua experiência como corretor de seguros, no começo de sua trajetória profissional. Foto: Divulgação

Compartilhe:

O Royal Tulip Alvorada recebeu o 3º Congresso Regional Centro-Oeste, Minas Gerais e Espírito Santo dos Corretores de Seguros (Congrecor), que reuniu 1,3 mil profissionais do mercado. A região de abrangência do Congrecor é uma das mais rentáveis do País, tendo registrado crescimento de quase 35% em seguros pagos entre 2021 e 2023.

A pujança da região foi lembrada logo na abertura do evento pelo diretor da Terraço Seguros e presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros, Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada no Distrito Federal (Sincor-DF), Jackson Prata, anfitrião do congresso. Segundo ele, a Região Centro-Oeste, Minas Gerais e Espírito Santo foi responsável pela geração de R$ 175,7 bilhões em prêmios de seguros, o que representa 19,11% de todo o volume pago pelo mercado no País entre 2021 e 2023. Só Brasília representa em torno de 5% desta fatia, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Representatividade
O ex-senador e empresário Paulo Octávio deu boas-vindas a Brasília e aos corretores e seguradores. Durante o primeiro painel do 3º Congrecor, ele contou aos congressistas que iniciou sua vida profissional na corretagem de seguros, entre o final da adolescência e o início da fase adulta.

“Esta é uma carreira muito digna e importante para a sociedade brasileira”, destacou, lembrando ainda que o papel do corretor de seguros é fundamental, no sentido da orientação do produto adequado a cada tipo de cliente.

Outros temas abordados no debate “Conversando com o Mercado de Seguros” foram a necessidade de buscar a ampliação da cobertura de seguros no Brasil, a regulação de novos modelos de negócios e o investimento na capacitação dos corretores de seguros para operar com as mudanças do mercado.

Airton Renato de Almeida, Lucas Vergílio, Dyogo Oliveira, Jackson Prata, Armando Vergilio, Paulo Octávio e Joaquim Mendanha durante a abertura do Congrecor
Airton Renato de Almeida, Lucas Vergílio, Dyogo Oliveira, Jackson Prata, Armando Vergilio, Paulo Octávio e Joaquim Mendanha durante a abertura do Congrecor. Fioto: Divulgação

A mais alta cúpula do setor no Brasil teve participação importante no painel, com as presenças do presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), Armando Vergílio; do presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergílio; e do presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Dyogo Oliveira. Também foram debatedores o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Airton Renato de Almeida Filho; e o presidente do Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor), Joaquim Mendanha.

Gigantes do seguro
O segundo painel contou com as presenças dos executivos das gigantes do seguro no Brasil. Os executivos abordaram o tema central do congresso, “Corretor de Seguros: Operacional, Tático ou Estratégico?”. Como debatedores estavam Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros; David Beatham, diretor Executivo de Auto e Massificados da Allianz; Eduardo Dal Ri, presidente da HDI Seguros; Oscar Celada Rodríguez, CEO de Negócios da Mapfre Brasil; Rivaldo Leite, CEO da vertical de Seguro da Porto; e José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora. 

No último painel do primeiro dia do 3º Congrecor, corretores de seguros de diferentes regiões do Brasil compartilharam suas histórias de sucesso como empreendedorismo do setor. Os participantes tiveram o privilégio de ouvir os relatos de Analice Silveira, Geisa Vale e José Carlos Silva, moderados pelo presidente do Sincor-DF, Jackson Prata.

Corretores de seguros do Centro-Oeste, Minas Gerais e Espírito Santo prestigiaram o Congrecor
Corretores de seguros do Centro-Oeste, Minas Gerais e Espírito Santo prestigiaram o Congrecor. Foto: Divulgação

Salas de Negócios
As atividades nas Salas de Negócios movimentaram boa parte do segundo dia do 3º Congrecor. Seguro Residência, Agro e Previdência estiveram entre os temas abordados pelos executivos das companhias seguradoras. Melhores perfomances em vendas, consórcio, Open Insurance, Seguro Vida e Automóvel completaram as abordagem dos palestrantes que comandaram as atividades.

Talk show
O ator Nelson Freitas fechou a programação principal do 3º Congrecor. Conhecido do público por personagens de destaque em novelas, séries e no programa “Zorra”, da TV Globo, sua experiência como ator e suas vivências no cenário internacional enriquecem suas palestras com perspectivas inovadoras, que fomentam a criatividade e o olhar para o futuro.

O ator mostrou que a arte de se reinventar é a chave para o sucesso em todas as áreas. Em sua palestra, Nelson abordou temas filosóficos, motivacionais, cultura e resiliência. Ele compartilhou lições de sua jornada de sucesso, encorajando os congressistas a investirem em seus sonhos, projetos e negócios.