O 37º Congresso Abrasel teve sua abertura oficial realizada na noite dessa terça-feira (12), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema “Conexões Essenciais”, o evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes reúne lideranças políticas e empresariais para discutir o fortalecimento do setor de alimentação fora do lar, um dos mais dinâmicos da economia brasileira. A cerimônia contou com a presença de autoridades como os senadores Efraim Filho e Daniella Ribeiro, a vice-governadora Celina Leão e o deputado Domingos Sávio.
Durante seu discurso, o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a relevância econômica e social do setor, afirmando.
“Somos um setor essencial para a economia brasileira, com dois milhões de empreendedores e mais de cinco milhões de empregos diretos. […] É a cara que o Brasil precisa ter: mais unido, mais diverso, e presente em todas as comunidades.”
Solmucci ainda ressaltou ainda que, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, cada mil empregos gerados diretamente criam outros 2.250 na cadeia produtiva, e cobrou políticas públicas mais compatíveis com o impacto do setor.

Foto: Divulgação/ Abrasel
O empresário e ex-governador Paulo Octávio destacou a importância deste tipo de evento para o crescimento do setor.
“O congresso da Abrasel é um espaço amplo e democrático para a discussão dos temas necessários para o bom funcionamento e a estabilidade dos setor de bares, restaurantes e hotelaria. É a oportunidade de ouro para levarmos as pautas necessárias para o trabalho de todos estes segmentos envolvidos com a cadeia produtiva”.
Parlamentares também defenderam medidas de incentivo. O deputado Domingos Sávio afirmou que “quem tem a coragem de montar um bar ou restaurante promove lazer, alimentação e oportunidades de trabalho”. Representando o estado da Paraíba, o senador Efraim Filho afirmou que é nos bares e restaurantes que pulsa a nossa economia.
Já a vice-governadora Celina Leão destacou o impacto direto no turismo do DF e o crescimento de mais de 50% na área.
“O nosso país precisa prestigiar quem está disposto a trabalhar e incentivar quem produz é a chave da economia. Hoje crescemos mais de 50% no turismo aqui no DF e um exemplo disso, é o fato de não temos mais vagas nos hotéis. Isso é resultado do impulsionamento dos eventos e dos bares e restaurantes abertos”, finalizou.
Sobre o evento
Com uma programação que segue até o dia 14 de agosto, o congresso oferece mais de 20 palestras sobre inteligência artificial, sustentabilidade, perfil do consumidor e gestão.
Nomes como Diego Barreto (iFood), Marina Landherr (TikTok Brasil) e Pierre Berenstein (Bloomin’ Brands Brasil) estão entre os palestrantes. Além disso, o evento conta com experiências gastronômicas, como a feira Origem Brasil e o tradicional Mesa ao Vivo, Brasília, reunindo chefs renomados em um ambiente de troca, aprendizado e valorização do setor.