GPS Brasília comscore

Congressistas do DF articulam expansão do IFB para o Sol Nascente

Presidente Lula deve apresentar lista definitiva dos novos institutos federais nos próximos dias
Bancada governista do DF no Congresso se reúne para garantir expansão do IFB
Bancada governista do DF no Congresso se reúne para garantir expansão do IFB

Compartilhe:

Representantes da bancada do Distrito Federal na Câmara e no Senado estiveram com a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado, na segunda-feira (5), para tratar da construção dos campi de Sobradinho II e Sol Nascente.

O projeto de expansão começou a ser articulado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) após o presidente Lula anunciar em dezembro que o governo iria expandir  os institutos federais até 2026. A expectativa é de que o presidente Lula apresente a lista definitiva dos novos institutos federais nos próximos dias.

Os congressistas entraram nas articulações que precisam ser feitas para garantir o início das obras, como a cessão dos terrenos e as liberações com o poder Executivo local. Participaram da reunião, a senadora Leila Barros, a deputada Erika Kokay (PT-DF), o deputado Reginaldo Veras (PV-DF) e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

Em janeiro, a senador Leila recebeu do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a confirmação de que Sobradinho II e Sol Nascente seriam contemplados com as novas unidades. Com isso, o IFB passará a contar com 12 campi espalhados no Distrito Federal.

“Os novos campi são importantes para impulsionarmos o desenvolvimento dessas regiões administrativas e para qualificar os jovens brasilienses”, disse a vice-líder do governo no Senado.

 Com uma abordagem multifacetada, o IFB oferece atualmente 56 cursos, tanto técnicos e superiores como também de pós-graduação.