O Brasil tem oito bares entre os melhores do mundo, segundo ranking do Top 500 Bars, divulgada no domingo (10). A lista é feita com base em um algoritmo com dados de mais de duas mil fontes, entre rankings, artigos, plataformas e redes sociais, de acordo com a autoridade das fontes e nas listas já existentes.
O estado que lidera a lista é São Paulo, com seis dos oito brasileiros que aparecem na lista. Na 39ª posição está o paulistano Tan Tan, liderado por Thiago Bañares. O segundo brasileiro, também entre os 100 melhores, fica localizado em São Paulo e aparece na 85ª posição. O SubAstor, na Vila Madalena, comandado por Fábio La Pietra e bartender Alex Sepulchro, subiu de colocação, já que havia figurado no 192º lugar no ano passado.
Da capital paulista aparecem ainda o Picco, no 335º lugar; o Astor, no 435º; e o Exímia entre os últimos, no 496º lugar. Do Rio de Janeiro, o representante é o Liz Cocktails & Co. (350º), na Rua Dias Ferreira, no Leblon, um dos polos gastronômicos da cidade. E na 430º posição está o Purgatório, de Salvador, que fica no bairro da Pituba e serve clássicos e autorais em uma carta assinada pelo bartender Jonathan Albuquerque.
Confira a lista dos 10 melhores do mundo:
1. Himkok (Oslo, Noruega)
2. Sips (Barcelona, Espanha)
3. Handshake Speakeasy (Cidade do México, México)
4. Panda & Sons (Edimburgo, Escócia)
5. Jigger & Pony (Singapura)
6. Tayēr + Elementary (Londres, Inglaterra)
7. Paradiso (Barcelona, Espanha)
8. Maybe Sammy (Sydney, Austrália)
9. Bar Leone (Hong Kong, China)
10. Alquímico (Cartagena, Colômbia)
A lista completa está no site do ranking.