GPS Brasília comscore

Confira os destaques da carreira do ícone da publicidade, Washington Olivetto

Com dezenas de comerciais premiados, publicitário fez história no Brasil e no mundo

Washington Olivetto foi um dos grandes nomes da publicidade, com uma coleção de prêmios nacionais e internacionais. Só no Festival de Publicidade de Cannes ganhou mais de 50 Leões na categoria Filmes

Em 1971 que o Brasil garantiu o primeiro com o comercial O Pingo que levou bronze no mesmo ano em que foi criado para a Deca, na Lince Propaganda. O filme destaca o sistema de vedação substituível da marca desde que o usuário fizesse o uso racional da água como deve ser. 

Já o primeiro Leão de Ouro do Brasil veio em 1974, com o filme Homem de Quarenta Anos. O comercial começou como um anúncio de jornal veiculado no dia 1º de maio que trazia a foto de um homem com mais de 40 anos, lendo jornal em um banco de praça, como se estivesse procurando emprego. No título, a frase “homens com mais de 40 anos oferecem seus préstimos profissionais para empresas de pequeno, médio e grande porte. Cartas para Rua da Amargura, sem número.”. A peça fez tanto sucesso que ganhou adaptação para a TV, depois premiada. Também tornou-se projeto de lei que acabou com o preconceito em anúncios de emprego. 

Em 2001 foi o único latino-americano a ganhar o Grand Prix do Clio, com o comercial A Semana, para a revista Época. No mesmo ano, levou um Leão de Ouro em Cannes e foi um dos mais aplaudidos do Festival por um conjunto de fatores: a ideia, o texto, o ritmo guiado pela música. 

Foi ele quem criou o famoso garoto Bombril, que protagonizava as campanhas da Bombril e era interpretado pelo ator Carlos Moreno, campanha que entrou para o Guinness por ser considerada a publicidade que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial. Em 2004, ao fim do contrato com a Bombril, Moreno tinha gravado 337 comerciais com a empresa.

Em 1987, Olivetto criou as peças publicitárias O Primeiro Sutiã, para a Valisère, e Hitler para a Folha de S. Paulo. Ambos comerciais são os únicos brasileiros a constarem na lista dos 100 comerciais mais influentes de todos os tempos. A primeira destaca os encantos da transição das mulheres para a vida adulta e a sensação de pertencimento que a peça.

Já em 1994, o publicitário criou a campanha do cachorrinho da Cofap, para a marca de amortecedores.

Títulos

Em 2003, Olivetto recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seis anos depois, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP).  Em 2015 foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame. No mesmo ano, foi nomeado Professor Emérito pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). 

Em 2016, pelo Lisbon International Advertising Festival recebeu o Prêmio Carreira. Olivetto foi, ainda, nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino-Americana. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.