Washington Olivetto foi um dos grandes nomes da publicidade, com uma coleção de prêmios nacionais e internacionais. Só no Festival de Publicidade de Cannes ganhou mais de 50 Leões na categoria Filmes.
Em 1971 que o Brasil garantiu o primeiro com o comercial O Pingo que levou bronze no mesmo ano em que foi criado para a Deca, na Lince Propaganda. O filme destaca o sistema de vedação substituível da marca desde que o usuário fizesse o uso racional da água como deve ser.
Já o primeiro Leão de Ouro do Brasil veio em 1974, com o filme Homem de Quarenta Anos. O comercial começou como um anúncio de jornal veiculado no dia 1º de maio que trazia a foto de um homem com mais de 40 anos, lendo jornal em um banco de praça, como se estivesse procurando emprego. No título, a frase “homens com mais de 40 anos oferecem seus préstimos profissionais para empresas de pequeno, médio e grande porte. Cartas para Rua da Amargura, sem número.”. A peça fez tanto sucesso que ganhou adaptação para a TV, depois premiada. Também tornou-se projeto de lei que acabou com o preconceito em anúncios de emprego.
Em 2001 foi o único latino-americano a ganhar o Grand Prix do Clio, com o comercial A Semana, para a revista Época. No mesmo ano, levou um Leão de Ouro em Cannes e foi um dos mais aplaudidos do Festival por um conjunto de fatores: a ideia, o texto, o ritmo guiado pela música.
Foi ele quem criou o famoso garoto Bombril, que protagonizava as campanhas da Bombril e era interpretado pelo ator Carlos Moreno, campanha que entrou para o Guinness por ser considerada a publicidade que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial. Em 2004, ao fim do contrato com a Bombril, Moreno tinha gravado 337 comerciais com a empresa.
Em 1987, Olivetto criou as peças publicitárias O Primeiro Sutiã, para a Valisère, e Hitler para a Folha de S. Paulo. Ambos comerciais são os únicos brasileiros a constarem na lista dos 100 comerciais mais influentes de todos os tempos. A primeira destaca os encantos da transição das mulheres para a vida adulta e a sensação de pertencimento que a peça.
Já em 1994, o publicitário criou a campanha do cachorrinho da Cofap, para a marca de amortecedores.
Títulos
Em 2003, Olivetto recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seis anos depois, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP). Em 2015 foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame. No mesmo ano, foi nomeado Professor Emérito pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Em 2016, pelo Lisbon International Advertising Festival recebeu o Prêmio Carreira. Olivetto foi, ainda, nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino-Americana.