Para garantir que a população possa aproveitar tranquilamente os shows desta quarta-feira (21) na Praça dos Três Poderes pela celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) coordenou a elaboração de um Protocolo de Ações Integradas (POI) que norteará o planejamento dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
“Como parte da nossa cultura de gestão integrada, realizamos reuniões com diferentes instituições para construir soluções conjuntas, com foco na segurança e mobilidade da população que vai participar dos eventos, além daqueles que circularão nas imediações”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Nosso compromisso é garantir um ambiente seguro e acolhedor para que todos celebrem o Dia da Diversidade e o aniversário da capital em paz”, completa o secretário.
O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos do Governo do DF, fará o monitoramento em tempo real do evento. A atuação integrada dos setores de segurança, saúde, mobilidade e fiscalização visa dar suporte às equipes em campo, reforçando a segurança e a eficiência dos serviços públicos durante a programação.
Por conta dos shows, o trânsito na Esplanada dos Ministérios sofrerá alterações a partir das 14h, com bloqueios nas vias N1 e S1. As interdições seguem até a madrugada de quinta-feira (22), dependendo da avaliação das autoridades. A recomendação é que quem não for ao evento evite a área, utilize transporte público ou aplicativos e estacione em locais permitidos. Haverá estacionamentos específicos disponíveis e vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcDs), com acesso controlado.
A Polícia Militar do DF atuará com efetivo reforçado e tecnologias como drones e câmeras móveis. Unidades especializadas, como Rotam, Cavalaria, Choque e BPCães, participarão da operação. A segurança será adaptada em tempo real, com foco nos locais de maior circulação, inclusive nas estações de ônibus e metrô, para garantir ordem desde a chegada até a dispersão do público.
Saiba quais são os itens proibidos
→ Fogos de artifício e similares;
→ Armas de fogo em geral;
→ Latas, copos, garrafas;
→ Apontador a laser ou similares;
→ Artefatos explosivos;
→ Sprays e aerossóis;
→ Animais em geral, com exceção de cães-guia;
→ Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou sejam, altura, largura e profundidade;
→ Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial;
→ Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes;
→ Malas, pastas, caixas e similares;
→ Churrasqueira de qualquer tamanho;
→ Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo;
→ Drones não autorizados;
→ Armas brancas ou qualquer outro objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacapes, brocas etc;
→ Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança;
→ Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
→ Garrafas de vidro e latas;
→ Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
→ Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
→ Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
→ Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
→ Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)