Você sabe como funciona o chamado ‘ciclo lunar’? Embora saibamos que a lua possui quatro fases principais – nova, crescente, cheia e minguante – existem ainda mais quatro fases intermediárias, que, assim, completam esse ciclo: quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante.
Essas oito fases implicam na formação de um ciclo lunar, que cerca de um mês. O ciclo lunar se explica pelo movimento da lua em torno da terra e também em torno do sol.
Em janeiro, o ciclo lunar começou na última quinta-feira (04) após o fim da Lua Cheia de dezembro e se iniciou com a chegada da Lua Minguante. Agora, a previsão da chegada da Lua Nova é para o dia 11 de janeiro às 08h58.
O ciclo terá continuidade com a Lua Crescente no dia 18 de janeiro às 00h53 e se finda com a Lua Cheia no dia 24 de janeiro às 14h54.
As fases da lua e o movimento das marés está relacionada à influência gravitacional que ela exerce sobre a terra, que vai variando ao longo do ciclo lunar. Quando a lua está Nova ou Cheia, ela se alinha com o sol e a terra, criando uma força gravitacional mais intensa, resultando nas marés altas.
Quando nas fases de quarto crescente e quarto minguante, a lua e o sol estão em ângulos mais retos em relação à terra, reduzindo a intensidade dessa força gravitacional e deixando a maré mais tranquila.