A indústria automotiva brasileira projeta um ano movimentado em 2025, com a expectativa de pelo menos 90 lançamentos ou renovações de modelos. A informação é do G1.
O setor registrou mais de R$ 100 bilhões em investimentos em 2024, alcançando um recorde histórico. Os SUVs seguirão como os grandes destaques do mercado, acompanhados de avanços no segmento de veículos híbridos e elétricos.
Entre as fabricantes que anunciaram novidades, a Volkswagen lança o Tera, que chega para disputar com Fiat Pulse e Renault Kardian no segmento de SUVs compactos. O modelo é uma das principais apostas da marca para superar o sucesso do Polo. Outros lançamentos incluem a nova geração do Nissan Kicks e a chegada do Toyota Yaris Cross, que terá versões a combustão e híbrida.
O mercado de marcas chinesas também cresce no Brasil, com estreias de fabricantes como GAC Motor, Neta, Geely e MG, que apostam em modelos a combustão, híbridos e elétricos. A BYD, por exemplo, planeja o início da produção local do SUV Song Pro Flex, além de lançar novos veículos como o híbrido Bao 5.
Lançamentos previstos por montadoras:
Audi
-Facelift do A3
-Novas gerações de A5, A6 e Q5
BMW
-Série 1
-Série 2 Gran Coupé
-Nova geração do SUV X3 com versões híbridas
Chevrolet
-Atualizações no Onix, Tracker e Silverado
-Lançamento dos chineses elétricos Spark EUV e Wuling Starlight S
Ford
-Reestilizações de Maverick e Territory
-Lançamento do Mustang com câmbio manual
Renault
-SUV médio para competir com Compass e Corolla Cross
-Reestilização do Kwid E-Tech elétrico
Peugeot
-Importação da nova geração elétrica dos SUVs 3008 e 5008
Outras marcas como Hyundai, Jeep e Honda também apostam em renovações estratégicas, incluindo o retorno do Honda WR-V ao Brasil e o lançamento de SUVs como Hyundai Tucson e Jeep Commander com novos motores híbridos.