Categories: Especialistas

Confira 5 dicas para treinar em dias secos

Neste mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu diversos alertas de perigo por causa da acentuada queda da umidade relativa do ar, que chegou a ficar em 12% em 17 estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, onde o tempo seco não dá trégua. Para não deixar de realizar o treino nessa época, o professor de educação física da academia Bluefit, Vinicius Ribeiro, dá dicas para aliviar o desconforto e evitar problemas de saúde gerados pela baixa umidade do ar. Segundo ele, além das vias aéreas, a pele e as mucosas, o tempo seco também afeta os músculos e o desempenho durante os exercícios.

 

“A baixa umidade do ar exige do corpo mais oxigênio, porém, a temperatura estará seca e com concentrações de poluentes maiores que o normal. Com esse cenário, pode ser que seja necessário montar um novo treino, inserir novos hábitos a rotina, além de buscar praticar a atividade física em ambientes climatizados. Tudo isso com objetivo de não comprometer a saúde e o rendimento”, explica o profissional.

 

De acordo com ele, com a adoção de algumas medidas, o tempo seco e a baixa umidade do ar não são desculpa para deixar de treinar. O importante é “beber muita água, pegar mais leve no treino, fazer lavagem nasal, beber bebidas isotônicas, manter a limpeza do ambiente e umidificar o ar ou praticar atividades físicas em ambientes climatizados”, acrescenta Vinicius Ribeiro.

Confira as dicas abaixo:

1.   Beba água e isotônicos –  A água vai ajudar a manter as vias aéreas, a pele e as mucosas saudáveis, evitando, inclusive, a desidratação. Além disso, já é comprovado que beber água aumenta a eficiência do treino, trazendo maiores resultados ao corpo e saúde. Já as bebidas isotônicas são responsáveis por fazer a reposição de eletrólitos perdidos no suor.

2.   Pegar leve e mudar o treinoRespeite o seu corpo ao sentir que o clima seco e baixa humidade do ar estão atrapalhando a execução da atividade física. Então, pegue leve ou até mude de treino para amenizar o desconforto. Lembre-se de que é importante conhecer o seu corpo. Caso não consiga praticar os exercícios, fique em casa de repouso ou procure orientação médica.

3.   Limpeza do ambiente – Procure fazer exercícios em ambientes limpos que estão livres de poeira, ácaros e sujeira. Isso porque, com a humidade do ar baixa, haverá poluentes maiores que o normal concentrados no ar.

4.   Ambientes climatizados ou umidificar o ar – Procurar praticar atividade física em ambientes climatizados ou umidificados. A climatização busca manter a temperatura ideal para a prática de atividades físicas. O objetivo principal é evitar o mal-estar e a redução da pressão arterial durante o treino. A climatização também colabora na produtividade porque proporciona conforto para o corpo.

5.   Melhor horário para se exercitarCaso o treino seja realizado ao ar livre, com o tempo seco e baixa umidade do ar, a atividade física precisa ser evitada das 10h às 16h. Nesse horário, o sol é mais forte e a umidade do ar costuma estar mais baixa, sendo possível encontrar alta concentração de poluentes no ambiente.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

5 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

5 horas ago

Pesquisa: 40% dos brasileiros acreditam que aparência física pode afetar futuro individual

Entrevistados também acreditam que sucesso no relacionamento está atrelado aos cuidados pessoais

6 horas ago

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde

6 horas ago

Detran alerta motoristas sobre riscos no trânsito com a chegada das chuvas

Autarquia divulgou vídeo no YouTube com orientações e vai desenvolver ações educativas

7 horas ago

Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”

Para a ministra, é necessário resgatar a plena liberdade de voto

7 horas ago