Categories: Life

Concha Acústica: espaço projetado por Niemeyer une arquitetura, música e natureza

Com traços únicos da arquitetura de Oscar Niemeyer, a Concha Acústica foi a primeira grande arena de Brasília, projetada para receber concertos e espetáculos ao ar livre, que ficam ainda mais especiais às margens do Lago Paranoá. O projeto com linhas arrojadas teve objetivo integrar a arquitetura com a natureza na cidade.

O espaço foi oficialmente inaugurado em 1969, mas desde a inauguração de Brasília já recebia grandes espetáculos, como o  show de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, assistido por mais de 25 mil pessoas, além de apresentação do Balé Municipal do Rio de Janeiro. Arnaldo Antunes, Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Nando Reis, e também bandas como Capital Inicial e Pato Fu, são alguns dos grandes nomes que passaram por ela.

O Porão do Rock deu o seu primeiro sinal de vida no palco da Concha, com uma programação de 14 bandas do DF. A coletânea seguiu por lá em 1999, mas já era grande demais para ficar contida entre os bancos de concreto.

“A Concha Acústica é um símbolo de Brasília, um lugar extremamente dedicado à cultura e que reflete muito também um espírito que Brasília tem, que é esse museu a céu aberto. Penso que quando o Djavan escreveu a música Linha do Equador, o céu de Brasília, traço do arquiteto, acho que ele estava por aqui na Concha Acústica”, diz o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes.

Concha Acústica | Foto: Gonzalo Viramonte

Estrutura 

Em forma de anfiteatro ao ar livre, a Concha Acústica tem capacidade para abrigar cinco mil pessoas, com 200 bancos de concreto, em uma área de 29.750 metros quadrados. O palco, em nível inferior ao da plateia, é dotado de concha com 42 metros de comprimento e cinco metros de altura na parte mais elevada. 

Em 2001, foi fechada e reformada, sendo reaberta em 2003. Entre 2013 e 2014, a estrutura passou por nova reforma. A última foi realizada em 2021, quando o local teve a estrutura interna totalmente restaurada, da pintura à substituição de vidros, além de reparos hidráulicos e elétricos em um investimento de R$ 500 mil, sob administração da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Recentemente, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou um novo espaço de lazer, a Praça das Artes, entre a Concha Acústica e o Museu de Arte de Brasília (MAB) com paisagismo e uma praça que interliga os dois centros culturais para atrair ainda mais moradores e turistas para a região.

Concha Acústica | Foto: Gonzalo Viramonte
Yumi Kuwano

Posts Recentes

Deolane Bezerra deixa cadeia em Pernambuco e critica prisão: “Injusta e criminosa”

Influenciadora cumprirá prisão domiciliar em mansão, após deixar penitenciária feminina

13 minutos ago

Saiba quando a Fenty Skin, marca de Rihanna, chega ao Brasil

A nova categoria da marca traz produtos clinicamente testados para melhorar a textura e aparência…

26 minutos ago

CLDF e PCDF prestarão homenagem a ex-delegado-geral que morreu vítima da covid-19

Sessão será suspensa por 1 minuto de silêncio e PCDF terá luto em homenagem a…

29 minutos ago

Usuários têm dificuldades para usar Pix em aplicativo da Caixa

Serviço apresenta instabilidade desde domingo

46 minutos ago

Em dois meses, café-escola da Casa de Chá atende mais de 30 mil pessoas

Espaço no coração da Praça dos Três Poderes tem chamado a atenção de brasilienses e…

1 hora ago

Inmet emite alerta laranja de seca em 12 estados e o DF

Nesses locais, umidade do ar deve ficar entre 20% e 12%

2 horas ago