Já que o Honda Civic como os brasileiros conhecem saiu de linha, restam opções mais caras e modernas da gama. A versão híbrida já havia sido revelada. Mas, agora, o topo de linha é Type R, o esportivo que bateu o recorde entre os carros de tração dianteira do lendário circuito de Nurburgring. As concessionárias Honda já estão recebendo as primeiras unidades.
Recheado de tecnologia e esportividade, o Type R cobra a conta do consumidor. O modelo está disponível a partir de R$ 429.900.
O propulsor é um 2.0 turbo 16 válvulas, que rende uma potência de 297 cv e torque máximo de 42,8 kgfm. É um motor quatro cilindros em linha com e duplo comando de válvulas no cabeçote e sistema Variable Timing Control (VTC). Trata-se de um mecanismo que controla com precisão a mistura de ar e combustível.
Para transferir a potência do motor para as rodas foi instalado um câmbio manual de seis marchas. Não existe opção de transmissão automática e esse é um claro aceno aos puristas e entusiastas.
Comodidades
Mesmo assim, a Honda promete um carro prático também para o dia-a-dia. Os bancos em formato de concha têm revestimento vermelho em suede. O Type R tem central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som Bose com 12 alto-falantes, painel digital TFT de alta definição e ar-condicionado digital dual zone.
São dez airbags – dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos, para motorista e passageiro da frente. O modelo possui assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com linhas dinâmicas.
Para ajudar a condução, o esportivo da Honda tem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), sistemas de permanência em faixa e de detecção de saída da pista, além de ajuste automático de farol.