Quem tem um pet em casa sabe que o bichinho é considerado um membro da família e, por isso, sua **saúde** é tão importante. Tendo em vista que algumas marcas de ração possuem componentes prejudiciais ao organismo do pet, como o BHT e o BHA que são cancerígenos, algumas pessoas passaram a incorporar certos ingredientes na alimentação dos animais para **incrementar a dieta e manter o pet mais saudável**. Um exemplo disso são os **nutracêuticos**.
A **veterinária Marina Zimmermann**, especialista em nutrologia na [clínica Vet do Bem](https://www.instagram.com/vetdobem/), explica que os nutracêuticos são compostos extraídos de frutas, legumes, cereais, verduras, cogumelos, entre outros alimentos, e que possuem **funções protetoras ou benéficas** para o organismo animal.
>“_A maioria tem função **antioxidante**, que ajuda a desinflamar o corpo. Outros são **cardioprotetores**, enquanto existem aqueles que combatem o **câncer**”, afirma Marina. “Os benefícios são inúmeros_”, garante.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/nutraceuticos_1536x1024_a0deb34b7f.jpg)
Entre os mais indicados pela veterinária, estão o **Ômega 3**, que ajuda na desinflamação do organismo, a **silimarina**, que ajuda na eliminação de toxinas para o fígado, e a **cúrcuma** junto com a piperina, indicada para animais idosos ou com problemas articulares; além disso, ajuda a desinflamar o organismo e aumentar a **imunidade**.
Os nutracêuticos podem ser incorporados na dieta tanto de um animal doente, quanto de um saudável. Para isso, Marina sugere incluí-los na alimentação do **dia a dia**, por meio de **fórmulas manipuladas** ou **biscoitos e petiscos naturais**. “_Existem vários nutracêuticos que têm venda comercial, porém é necessário prestar atenção na **procedência**_”, alerta.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/17231_entender_mais_sobre_o_petisco_para_cacho_articles_media_desktop_1_1f4c6ea9e3.jpg)
Outra indicação da médica é introduzir esses alimentos com o **acompanhamento de um profissional especializado** na área. “_Alguns animais têm alergia, outros são intolerantes a determinado nutracêutico, então esses compostos têm que ser administrados sob a supervisão de um médico veterinário_”, afirma.
Assim, para ela, é importante buscar um profissional qualificado para instruir uma **alimentação balanceada, saudável**, que dê **longevidade** para o pet, além de verificar se o animal tem alguma inflamação intestinal ou problemas na pele, por exemplo. “_Saiba qual é a necessidade que o seu bichinho tem para que, a partir daí, possa utilizar os nutracêuticos certos, na dose certa_”, afirma.