GPS Brasília comscore

Competidores do Senai-DF já cumprem tarefas na WorldSkills 2024

Publicado: Atualizado:

Os quatro competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) iniciaram na quarta-feira, 11 de setembro, o desafio por medalhas na WorldSkills 2024. A 47ª edição do torneio ocorre em Lyon, na França

Após um dia de ambientação, os alunos do Senai-DF assumiram efetivamente os postos onde ocorrem as provas e iniciaram as tarefas. Para cada ocupação, há um projeto a ser executado e concluído até sábado, 14 de setembro.

O processo de execução e os projetos finais são avaliados por juízes de várias partes do mundo. Os vencedores serão revelados na cerimônia de encerramento, marcada para domingo (15), no Groupama Stadium.

A coordenadora de Competições Educacionais do Senai-DF, Lili Tavares, diz que os representantes do DF na WorldSkills começaram a competição sem imprevistos. “Mesmo com o treinamento e a ambientação, o primeiro dia tem um peso diferente, que causa ansiedade. Os competidores estão fora da zona de conforto, em um país diferente. De qualquer forma, a equipe do DF se saiu bem e os alunos cumpriram o que estava planejado para o dia”, avalia.

Segurança Cibernética
A dupla de representantes do Senai-DF Samuel Augusto Marins Bastos, de 21 anos, e Thaylon Roberto Muniz da Silva, de 19, tem pela frente provas que abrangem segurança de infraestrutura corporativa, de investigação forense e de busca de vulnerabilidade de sistemas. Nos próximos dias, os jovens enfrentarão competidores de outros 20 países, entre eles referências mundiais em tecnologia, como China, Coreia do Sul e Singapura.

Pintura decorativa
Ao lado do ambiente de prova do competidor do Senai-DF Miguel Herculano Sousa, de 16 anos, está uma concorrente finlandesa. Apesar de próximos um do outro, a concentração de ambos é tão grande que a impressão que passam é de que estão sós nos 145 mil metros quadrados da Eurexpo, onde ocorre o evento.

Miguel e os outros jovens da ocupação de Pintura Decorativa precisam fazer a pintura e a decoração de um ambiente com tintas e papel de parede, de acordo com parâmetros técnicos estabelecidos em um projeto. No total, 23 países competem na ocupação.

Funilaria
O espaço onde compete o aluno do Senai-DF Rian Patrik da Conceição Lima, de 18 anos, simula uma oficina automotiva. Na ocupação de Funilaria, os jovens devem realizar o diagnóstico e o reparo de peças metálicas e plásticas de um automóvel que foram danificadas, como se estivessem trabalhando no conserto de um carro acidentado. Rian e os outros 17 competidores da ocupação têm até sábado para reparar o veículo.

Senai-DF alinhado com a tecnologia mundial
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, esteve na Eurexpo na quarta-feira e visitou o pavilhão de eventos ao lado do superintendente de Educação Profissional e Superior do Departamento Nacional do Senai, Felipe Morgado.

Dos 64 competidores da delegação brasileira na WorldSkills 2024, 57 são do Senai. Destes, quatro são do Senai-DF. Para Secco, a representatividade do Distrito Federal se dá pela alta qualidade do ensino ofertado pela instituição. “Há anos o Senai-DF tem boa representação em competições. Isso retrata o alto nível tecnológico da infraestrutura de nossas escolas e a grande capacidade didática e metodológica do nosso corpo pedagógico. É motivo de grande satisfação ver nossos jovens participando de competições e brigando pelo topo aqui na WorldSkills 2024.”

A competição

A WorldSkills é o principal torneio mundial de profissões técnicas e nasceu na Espanha, em 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. O Brasil se filiou à competição em 1981 e fez a primeira participação em 1983. A disputa ocorre a cada dois anos e as primeiras medalhas brasileiras foram conquistadas em 1989. No Brasil, o Senai e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizam as seletivas que definem os competidores que seguirão para a disputa internacional.

A edição de 2024 é 47ª da história e retorna a Lyon, na França, quase 30 anos após a 33ª, ocorrida na cidade em 1995.

Na terça-feira, 10 de setembro, os 1,4 mil competidores de 69 países e regiões participaram da cerimônia de abertura, na Arena LDLC, na região metropolitana de Lyon. O evento teve a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, que fez a abertura oficial da WorldSkills 2024.

O torneio tem disputas em 62 ocupações, distribuídas em seis setores ocupacionais: Artes Criativas e Moda, Serviços Sociais e Pessoais, Tecnologia da Construção e Edificação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia da Manufatura e Engenharia e Transporte e Logística.

A cerimônia de encerramento ocorrerá em 15 de setembro. Aqueles que subirem ao pódio receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Outros dois tipos de medalhas serão concedidos: Melhor da Nação e Medalhão de Excelência.

Acompanhe a participação dos estudantes do Senai-DF na WorldSkills Lyon 2024 também pelas redes sociais do Senai-DF no Instagram (@senai_df) e no Facebook (@senaidf).

*Com informações do SENAI

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.