GPS Brasília comscore

Competidores do Senai-DF já cumprem tarefas na WorldSkills 2024

Para cada ocupação, há um projeto a ser executado e concluído até sábado (14)
Eurexpo, Lyon, França, 11/9/2024 | Foto: Nilson Carvalho/Sistema Fibra.

Compartilhe:

Os quatro competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) iniciaram na quarta-feira, 11 de setembro, o desafio por medalhas na WorldSkills 2024. A 47ª edição do torneio ocorre em Lyon, na França

Após um dia de ambientação, os alunos do Senai-DF assumiram efetivamente os postos onde ocorrem as provas e iniciaram as tarefas. Para cada ocupação, há um projeto a ser executado e concluído até sábado, 14 de setembro.

O processo de execução e os projetos finais são avaliados por juízes de várias partes do mundo. Os vencedores serão revelados na cerimônia de encerramento, marcada para domingo (15), no Groupama Stadium.

A coordenadora de Competições Educacionais do Senai-DF, Lili Tavares, diz que os representantes do DF na WorldSkills começaram a competição sem imprevistos. “Mesmo com o treinamento e a ambientação, o primeiro dia tem um peso diferente, que causa ansiedade. Os competidores estão fora da zona de conforto, em um país diferente. De qualquer forma, a equipe do DF se saiu bem e os alunos cumpriram o que estava planejado para o dia”, avalia.

Segurança Cibernética
A dupla de representantes do Senai-DF Samuel Augusto Marins Bastos, de 21 anos, e Thaylon Roberto Muniz da Silva, de 19, tem pela frente provas que abrangem segurança de infraestrutura corporativa, de investigação forense e de busca de vulnerabilidade de sistemas. Nos próximos dias, os jovens enfrentarão competidores de outros 20 países, entre eles referências mundiais em tecnologia, como China, Coreia do Sul e Singapura.

Pintura decorativa
Ao lado do ambiente de prova do competidor do Senai-DF Miguel Herculano Sousa, de 16 anos, está uma concorrente finlandesa. Apesar de próximos um do outro, a concentração de ambos é tão grande que a impressão que passam é de que estão sós nos 145 mil metros quadrados da Eurexpo, onde ocorre o evento.

Miguel e os outros jovens da ocupação de Pintura Decorativa precisam fazer a pintura e a decoração de um ambiente com tintas e papel de parede, de acordo com parâmetros técnicos estabelecidos em um projeto. No total, 23 países competem na ocupação.

Funilaria
O espaço onde compete o aluno do Senai-DF Rian Patrik da Conceição Lima, de 18 anos, simula uma oficina automotiva. Na ocupação de Funilaria, os jovens devem realizar o diagnóstico e o reparo de peças metálicas e plásticas de um automóvel que foram danificadas, como se estivessem trabalhando no conserto de um carro acidentado. Rian e os outros 17 competidores da ocupação têm até sábado para reparar o veículo.

Senai-DF alinhado com a tecnologia mundial
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, esteve na Eurexpo na quarta-feira e visitou o pavilhão de eventos ao lado do superintendente de Educação Profissional e Superior do Departamento Nacional do Senai, Felipe Morgado.

Dos 64 competidores da delegação brasileira na WorldSkills 2024, 57 são do Senai. Destes, quatro são do Senai-DF. Para Secco, a representatividade do Distrito Federal se dá pela alta qualidade do ensino ofertado pela instituição. “Há anos o Senai-DF tem boa representação em competições. Isso retrata o alto nível tecnológico da infraestrutura de nossas escolas e a grande capacidade didática e metodológica do nosso corpo pedagógico. É motivo de grande satisfação ver nossos jovens participando de competições e brigando pelo topo aqui na WorldSkills 2024.”

A competição

A WorldSkills é o principal torneio mundial de profissões técnicas e nasceu na Espanha, em 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. O Brasil se filiou à competição em 1981 e fez a primeira participação em 1983. A disputa ocorre a cada dois anos e as primeiras medalhas brasileiras foram conquistadas em 1989. No Brasil, o Senai e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizam as seletivas que definem os competidores que seguirão para a disputa internacional.

A edição de 2024 é 47ª da história e retorna a Lyon, na França, quase 30 anos após a 33ª, ocorrida na cidade em 1995.

Na terça-feira, 10 de setembro, os 1,4 mil competidores de 69 países e regiões participaram da cerimônia de abertura, na Arena LDLC, na região metropolitana de Lyon. O evento teve a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, que fez a abertura oficial da WorldSkills 2024.

O torneio tem disputas em 62 ocupações, distribuídas em seis setores ocupacionais: Artes Criativas e Moda, Serviços Sociais e Pessoais, Tecnologia da Construção e Edificação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia da Manufatura e Engenharia e Transporte e Logística.

A cerimônia de encerramento ocorrerá em 15 de setembro. Aqueles que subirem ao pódio receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Outros dois tipos de medalhas serão concedidos: Melhor da Nação e Medalhão de Excelência.

Acompanhe a participação dos estudantes do Senai-DF na WorldSkills Lyon 2024 também pelas redes sociais do Senai-DF no Instagram (@senai_df) e no Facebook (@senaidf).

*Com informações do SENAI