GPS Brasília comscore

Comoção mundial: líderes e personalidades repercutem a morte do papa Francisco

Pontífice argentino morreu aos 88 anos, semanas após internação prolongada

Nesse domingo de Páscoa (20), o papa Francisco se despediu da população mundial sem saber que seria sua última aparição. Visivelmente fragilizado, o pontífice surgiu na sacada da Basílica de São Pedro para abençoar as milhares de pessoas que lotaram a praça central da Cidade do Vaticano.

Nesta segunda (21), o dia amanheceu com a notícia de sua morte, quase um mês após receber alta de uma internação de 38 dias em decorrência de uma pneumonia dupla. 

A notícia gerou comoção mundial e líderes e personalidades se pronunciaram por meio das redes sociais. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi uma das primeiras autoridades a se estressar sobre o ocorrido. 

Em nota, Ursula declarou: “Hoje, o mundo lamenta o falecimento do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos afortunados.”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lembrou que o pontífice dedicou toda a vida à Igreja e aos marginalizados.“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz a nota divulgada.

Autoridades brasileiras de diferentes instituições também usaram as redes sociais para lamentar a notícia. “Para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI”, escreveu no X o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, lembrou de ter assistido a uma missa celebrada por Francisco. “Em 2019 tive a honra de assistir a uma missa celebrada pelo papa Francisco, e essa experiência me deixou uma marca profunda. Sua presença, sua palavra e sua benção ficarão para sempre em minha memória.”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está internado, também se manifestou. “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações.”

O presidente da França, Emmanuel Macron, exaltou o papel de Francisco em meio a conflitos. “Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco sempre se posicionou ao lado dos mais vulneráveis ​​e frágeis, e o fez com muita humildade. Neste tempo de guerra e brutalidade, ele tinha um senso de proteção ao próximo, aos mais frágeis.”

Javier Milei, presidente da Argentina, escreveu em na rede X que recebeu com “profunda dor” a notícia. “Apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de fé, despeço-me do Santo Padre e me solidarizo com todos que hoje recebem essa triste notícia.”

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se referiu ao pontífice como “grande pastor”. “A morte do papa nos deixa profundamente tristes, ele foi um grande homem e um grande pastor.”

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que esteve no domingo (20), com o papa Francisco no Vaticano, também se pronunciou. “Acabei de saber do falecimento do papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam. Fiquei feliz por tê-lo visto ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia que ele fez nos primeiros dias da Covid. Foi realmente muito bonita. Que Deus descanse sua alma.”

O rei da Inglaterra, Chales III, que encontrou com o papa após a sua alta hospitalar, comentou sua reação ao saber do falecimento. “Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do papa francisco”, disse.

Em Madrid, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, homenageou o papa por sua atuação social e pacifista. “Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis ​​deixa um legado profundo. Descanse em paz.”

O xeque Mohamed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos, destacou o empenho do pontífice em promover respeito mútuo. “Estendo minhas mais profundas condolências aos católicos de todo o mundo pelo falecimento do Papa Francisco, que dedicou sua vida a promover os princípios da convivência pacífica e da compreensão mútua. Que ele descanse em paz.”

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, também prestou homenagem ao papa. “Hoje, perdemos um amigo fiel do povo palestino e de seus direitos legítimos”. Abbas lembrou ainda que o papa Francisco “reconheceu o Estado Palestino e autorizou o hasteamento da bandeira palestina no Vaticano.”

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI