Como organizar seu patrimônio por meio da Holding Familiar?

Em tempos de **instabilidade econômica, financeira e política**, empresários que têm preocupação com o futuro de seu legado estão optando em **resguardar** seu patrimônio por meio da **Holding Familiar**. E você já sabe do que se trata ou isso é uma novidade para você? Ciente de que o assunto não é corriqueiro, o **GPS|Lifetime** decidiu trazer algumas informações sobre o tema que deve se tornar cada vez mais recorrente futuramente.

Em termos bem simples, holding familiar é o nome dado a um tipo de empresa constituída para **administrar** negócios comerciais e financeiros, como por exemplo ações, imóveis, títulos, patentes, direitos autorais e outros. A holding também pode ser uma **boa alternativa** para gerir o patrimônio do seu fundador, fazer o planejamento sucessório de uma família e proteger bens pessoais.

Apesar de não ser uma prática nova, o funcionamento de uma holding familiar ainda gera algumas dúvidas. O **advogado** e professor **Ph.D João Paulo Todde**, há pelo menos 10 anos, constituiu centenas de holdings familiares e se tornou um **especialista** no assunto. _”Sempre houve majoração de carga tributária e implementação de novos impostos, como foi o caso do já extinto ICMS, e soluções como a constituição de holding familiar são de fato muito apropriadas na grande maioria dos casos”_ comenta o advogado.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_28_at_16_45_22_1_bab142c113.jpeg)

Todde recomenda a constituição de uma holding familiar a qualquer pessoa que queira **evitar** alienação de bens compulsoriamente, e que já tenha patrimônio avaliado a partir de R$ 1 milhão de reais. O advogado também garante que a alternativa, além de mais segura, pode **reduzir os custos gerais patrimoniais** em cerca de 90% e a mitigação de pelo menos 50% da carga tributária incidente em suas operações.

_”A verdade é que o brasileiro ainda desconhece os benefícios de constituir uma holding familiar, seja por desconhecimento, má assessoria, medo de perda do controle da propriedade ou do capital. Alguns tampouco conhecem ou tem acesso aos profissionais especialistas no assunto que sejam capazes de atender seus propósitos, mas a procura por essa solução aumentou em 400% neste último ano”_ afirma o renomado Dr. João Paulo Todde.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_28_at_16_45_22_346d5d7e92.jpeg)

Por meio da holding familiar, também é possível estabelecer, ainda em vida, os rumos dos negócios existentes e responsabilidades que cada herdeiro irá assumir. No entanto, Todde deixa uma última dica importantíssima: _”é imprescindível ressaltar a necessidade de definir muito bem os objetivos pelo qual essa sociedade está sendo feita e atentar-se na escolha do profissional que a constituirá, a fim de evitar gastos desnecessários com sua manutenção e muita dor de cabeça”_.

![Sede da TODDE Advogados no Lago Norte](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_28_at_17_31_53_eec16d28b0.jpeg)

Relacionados.

Hayek Global College lança graduação inédita com duplo diploma Brasil-EUA

Emplavi promove encontro repleto de experiências e oportunidades

Alex Allard lança marca própria e une forças com a Gafisa em projeto de R$ 800 milhões na Oscar Freire