GPS Brasília comscore

Como minha jornada empreendedora ajudou centenas de empresários

Desde pequeno, sempre admirei o estilo de vida dos empresários que eu conhecia. Sou filho de funcionários públicos, mas nunca almejei essa carreira

Compartilhe:

Eu queria **empreender** para ter mais **liberdade**, principalmente **financeira**. Observava que donos de empresas tinham os melhores carros, melhores casas, e muito menos limitações – podiam ganhar muito mais que os assalariados. _E era aquilo que eu queria para mim_.

**Meus pais, desde cedo me apoiaram com tudo o que eles tinham**. Não puderam me dar dinheiro para eu abrir meu negócio, mas me deram **amor, formação de caráter e exemplo de honestidade**. E era tudo o que eu precisava para ter a coragem de começar.

Aos 16 anos me tornei **vendedor de tênis** na loja em que eu era um dos melhores clientes e eu tinha orgulho de trabalhar no **comércio**. No primeiro mês já _fui o melhor vendedor da rede_, no segundo, já fui convidado a assumir a _sub-gerência da loja_. Bati praticamente todos os recordes da loja em questão de vendas.

Então, aos 17, ingressei na faculdade de **Publicidade e Propaganda**, no Plano Piloto, em Brasília. _Diferente de muitos colegas_, que foram fazer **estágio** na área, eu decidi **empreender** – à minha maneira. Ia a **São Paulo** e para o **Paraguai** buscar tênis, roupas, celulares e acessórios para revender: a famosa **profissão-sacoleiro**.

**Nunca tive vergonha de vender**. Durante os quatro anos da faculdade, rodei Brasília inteira vendendo e _conheci muitas pessoas_. Eu já via aquele como um grande negócio, pois com 17 anos eu tinha um faturamento muito maior que muitas pessoas que eram assalariadas há mais de 10 anos.

No entanto, a **falta de experiência** empreendedora fez comigo o que já fez com milhões de outros empresários. Logo nos primeiros anos do negócio eu quebrei. Levei calote de um fornecedor, que sumiu com uma grana alta que eu havia pago adiantado.

A essa altura eu já estava na reta final da faculdade e ainda não havia feito estágio na área. E essa **experiência** seria **importante** para eu conseguir atuar como profissional depois de formado. Então, consegui trabalho em uma **empresa de comunicação visual**, onde atuei em **todos** os setores possíveis: Serralheiro, produtor, vendedor, gerente de vendas, gerente de salão, e aprendi a profissão de impressão de lona em grandes formatos.

Quando saí dessa empresa, um ex-sócio dela me convidou a tocar um **novo negócio** junto com ele. Arrendamos um painel de led móvel que ficava atrás de um caminhão – e assim nasceu a [Dois Ellis](https://www.instagram.com/doisellis/), como uma empresa de mídia exterior. Foi um desafio e tanto porque **começamos do zero**, não tínhamos dinheiro pra investir, compramos tudo parcelado.

![Foto: Cortesia/Ravell Nava](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ravell_Nava_073_10e84dc1e0.jpg)

**Em três anos** neste mercado, trabalhando duro e com seriedade, **o negócio cresceu** rápido. Aos 22 anos, os serviços da **Dois Ellis** já haviam expandido, passando a atuar também como **agência de publicidade** e contando com 24 colaboradores.

Pouco tempo depois, aos 26 anos, também abri uma gráfica, na qual tinha em torno de 20 colaboradores – _somando um time de quase 50 pessoas sob a minha gestão_. Em 04 anos de operação com a gráfica recebi uma boa oferta e optei por vendê-la, **direcionando todos os meus esforços na agência** Dois Ellis a partir de então.

No entanto, em 2016 as coisas voltaram a se complicar e **enfrentei uma grande crise**. Cheguei num patamar de faturamento e custos operacionais em que eu _não sabia dar os próximos passos_. Por ter uma equipe grande, achei que meu negócio também era grande – **mas são duas coisas totalmente diferentes**. Passei por um grande limbo financeiro, que durou até 2018.

Ao longo da minha jornada, **atendi mais de 2 mil clientes**, conhecendo diversos modelos de negócio e perfis de empresários. Com isso, descobri que **o crescimento da empresa traz complexidade à gestão**, e isso pode ser uma **arma silenciosa** que leva uma empresa que não busca conhecimento à falência . Nesta fase, entendi que toda vez que eu ficava preso no operacional da minha empresa, o negócio não crescia e tudo se complicava. **Parecia uma montanha russa** – alguns anos muito bons, outros muito ruins. Também aprendi outra lição muito importante: **não existe empresa estável** – ou você está crescendo ou você está quebrando.

Então dei um basta. Foi quando decidi **estudar e me dedicar à fundo** para manter meu negócio com um faturamento saudável e um crescimento constante. E toda esta dedicação surtiu muito efeito. Em 2019 o faturamento começou a melhorar, 2020 foi quando dei a volta por cima e em 2021 se consolidou essa nova fase, em que nasceu um projeto que é a minha nova paixão.

Trata-se do [Infusão 4.0](https://app.infusaoquatropontozero.com.br/infusao) – imersão educacional voltada a empresários que ensina, na prática ferramentas e metodologias de fácil aplicação, nas áreas de **gestão, marketing e vendas**.

Foi usando essas estratégias que alcancei a **recuperação** e **consolidação** da gestão da Dois Ellis e de vários outros clientes, não apenas tirando essas empresas do buraco, mas também gerando um **crescimento sólido e constante**.

O programa dura **três dias** e aborda ferramentas de fácil aplicação para antecipar até 3 anos de resultados do seu negócio em 1 ano. Com ele, **já ajudamos mais de 600 empresários**, que somam mais de 18 bilhões em faturamento combinado e impactam em mais de 20 mil funcionários.

Como você viu, minha jornada empreendedora é similar a de muitos outros empresários, que começam despreparados, quebram e recomeçam do zero. No entanto, **fiz da minha dificuldade minha missão de vida**. Ralei muito e paguei o preço para desenvolver uma **metodologia eficaz**, que realmente tornou meu negócio um sucesso. Busquei em muitas literaturas, cursos, imersões, formações e trocas com outros grandes empresários, para somar a minha experiência e assim pude oferecer uma metodologia que faz sentido para pequenos e médios empreendedores.

Hoje, o desafio que mais me motiva, é compartilhar tudo o que sei com outros empresários, para que eles utilizem minha metodologia como atalho e alcancem um **sucesso sólido e crescente** para suas empresas, em muito menos tempo que levei com a minha. Quer fazer parte deste grupo seleto e me deixar ajudar você a gerenciar melhor sua empresa, tendo muito mais lucro, crescimento e qualidade de vida? Então junte-se a nós e faça sua inscrição para a próxima edição. [Garanta sua vaga aqui](https://app.infusaoquatropontozero.com.br/infusao).