O segundo eclipse solar de 2025 ocorre neste domingo (21). O fenômeno terá início por volta das 14h30 (horário de Brasília) e poderá ser observado de forma parcial em algumas regiões do planeta, como a Nova Zelândia, a costa leste da Austrália, ilhas do Pacífico e partes da Antártica.
No entanto, desta vez, o Brasil ficará de fora da lista de países que terão a chance de presenciar o evento a olho nu. Mesmo assim, os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno ao vivo por meio da transmissão do site Time and Date.
Acompanhe ao vivo:
Diferente de eclipses solares totais, que costumam atrair grandes mobilizações de observadores, este fenômeno será apenas parcial. Ou seja, a Lua vai encobrir apenas parte do Sol, sem chegar a bloqueá-lo completamente em nenhum ponto do globo.
O que é um eclipse solar?
Um eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando, total ou parcialmente, a luz solar que chega ao nosso planeta.
O fenômeno só ocorre durante a fase de lua nova e pode assumir três formas: total, quando o Sol é totalmente encoberto; parcial, quando apenas uma parte é ocultada; e anular, quando a Lua, por estar mais distante da Terra, não cobre o Sol por completo e deixa visível um “anel de fogo” ao redor.
Ao contrário dos eclipses lunares, que podem ser vistos de qualquer lugar do planeta onde a Lua esteja visível, os eclipses solares só são observados em regiões específicas do globo, já que a sombra da Lua atinge apenas uma faixa limitada da superfície terrestre.