Categories: Life

Como armazenar de maneira correta os alimentos?

Quando chega a hora de abastecer a despensa de casa e fazer as compras, muitas pessoas ainda possuem certa dificuldade de identificar se frutas, legumes e vegetais ainda estão frescos e próprios para consumir.

E como parte da nossa rotina de cuidados com o lar, entender melhor a maneira de armazenar os alimentos pode interferir diretamente na sua durabilidade e até mesmo prolongá-la. Para dar dicas sobre conservação de alimentos, a nutricionista especialista em segurança de alimentos, Carolina Quintans, lista alguns tópicos a se considerar:

  • Sempre observe a aparência e o cheiro dos alimentos

    Alimentos mais frescos sempre possuem coloração vibrante: se a aparência já estiver pálida ou meio descolorida, pode não estar próprio para o consumo.

    A mesma coisa em relação ao cheiro dos alimentos. Normalmente eles apresentam odor agradável e natural, mas em caso de odor estranho ou desagradável, melhor evitar.

    Em caso de carnes, elas não devem possuir aspecto esverdeado ou coloração escura em excesso. Os frangos não devem apresentar coloração amarelada, e os peixes devem ter olhos brilhantes, úmidos, e as escamas firmes.

  • Em caso de frutas e vegetais, atente-se para a firmeza

    Verduras, legumes e frutas devem possuir uma certa resistência ao toque. Caso estejam mais ‘macios’ ou com textura pegajosa, é sinal de que podem estar estragando, por mais que a aparência por fora esteja boa.

  • Preste atenção nas embalagens

    Com produtos industrializados também se deve ter atenção: qualquer alteração nas embalagens, como inchaço, amassos ou outros danos, podem ser indícios de que o alimento está estragado.
  • Cuidado ao armazenar

    Até mesmo os alimentos industrializados devem ser acomodados em locais com pouca umidade e longe do calor, para retardar o crescimento de bactérias.
  • Não ignore a data de validade

    Tem quem goste de ‘viver perigosamente’ e acaba consumindo alimentos que tenham passado um pouco do prazo de validade. Embora eles não estejam automaticamente estragados, pode haver mudanças de textura e sabor.

    Preste atenção nas indicações de “use antes de” ou “melhor antes de” e organize a sua despensa para consumir os alimentos antes do prazo.

Confira as melhores dicas para preservar cada grupo alimentício:

Alimentos secos e não perecíveis:
Neste grupo, estão inclusos massas, arroz, grãos, cereais, sal, açúcar, farinha, etc. Eles devem ser armazenados em recipientes herméticos para manter a umidade e as pragas sob controle. Mantê-los em um local fresco, seco e escuro, como um armário de cozinha ou despensa, pode ajudar a prolongar sua vida útil.

Produtos enlatados:
Semelhante aos alimentos secos e não perecíveis, os produtos enlatados também devem ser armazenados em um local fresco, seco e escuro. Verifique sempre a data de validade e tente usar o método de “primeiro a entrar, primeiro a sair” para garantir que você não esteja mantendo alimentos enlatados vencidos em casa.

Laticínios:
Leite, queijo, iogurte, manteiga e outros laticínios precisam ser refrigerados. Eles devem ser armazenados a uma temperatura entre 2 e 4 graus Celsius. Não devem ser armazenados nas portas da geladeira, pois as temperaturas lá tendem a flutuar.

Carnes, aves e peixes:
Esses alimentos precisam ser armazenados no congelador se não forem consumidos dentro de dois dias. Devem ser armazenados em recipientes herméticos ou em plástico para evitar a contaminação por outras comidas.

Frutas e vegetais: 
A maioria das frutas e vegetais deve ser armazenada na geladeira, exceto bananas, tomates, batatas, cebolas e alho, que devem ser armazenados em temperatura ambiente fora da geladeira. É melhor não lavar frutas e legumes até que esteja pronto para usá-los, pois a umidade pode acelerar o processo de decomposição.

Ovos:
Podem ser mantidos na geladeira por até um mês, e para verificar o frescor, faça o teste da água: encha uma tigela com água e coloque o ovo. Se flutuar, está velho e deve ser descartado. Se afundar, ainda está fresco.

Sobras de comida:
As sobras devem ser armazenadas em recipientes herméticos e refrigeradas dentro de duas horas após o cozimento, e ser consumidos entre três e quatro dias. Lembre-se também de esperar o alimento esfriar para só então colocá-lo na geladeira.

Temperos e condimentos:
A maioria possui vida útil longa, mas devem ser armazenados em um local fresco e seco.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Tony Ramos lembra momentos antes de ser internado

Ator foi internado no dia 16 de junho e se submeteu a duas cirurgias no…

18 minutos ago

Brasileiras marcam presença na Semana de Alta Moda da Dolce & Gabbana

Presidente da GPS|Foundation, Vivianne Leão Piquet, e empresária Iara Jereissati foram convidadas especiais para o…

1 hora ago

Ronda da Moda GPS: confira os destaques fashion da semana

Novidades imperdíveis das principais marcas e lançamentos que estão dominando o cenário fashion

3 horas ago

Plano básico da Netflix sem anúncios é encerrado nos EUA

Brasileiros ainda podem manter a assinatura mensal mais barata, com resolução de 720 pixels

4 horas ago

Saiba onde curtir festivais durante as férias de julho

Opções em diversas cidades do País, os festivais famosos por unir música e experiências são…

5 horas ago

Dia do Chocolate: onde comemorar em Brasília

Restaurantes do DF celebram o Dia do Chocolate. Casas estão recheadas de sobremesas para comemorar…

7 horas ago