GPS Brasília comscore

Como aproveitar o melhor de Manaus em um fim de semana

Manaus é um destino muito rico, mas que costuma ser pouco lembrado pelos brasileiros na hora de planejar uma viagem, e também dentro da Economia nacional. Foi para exaltar as belezas dessa cidade e relembrar a importância da Zona Franca para o Brasil que eu passei dois dias na capital amazonense.

O convite ao GPS|Brasília veio pela organização da FesPIM, feira de sustentabilidade do polo industrial de Manaus que aconteceu aqui na capital nos últimos dias 07, 08 e 09 de novembro. Aproveitei a oportunidade para mergulhar de cabeça em sua história, cultura e gastronomia, e pude constatar que o destino é realmente surpreendente.

Agora, detalho um pouco da experiência que tive e dos locais que conheci, para que mesmo em um espaço curto de tempo, você também se deixe ser conquistado pela cidade.

 

Mercado Adolpho Lisboa

gps-brasilia-manaus

Foto: Enaile Nunes

Para quem quiser conhecer a história ‘raíz’ da cultura e vivência manauara, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um bom ponto de partida. Ele fica localizado às margens do Rio Negro, e antes mesmo da entrada, já é possível encontrar feirantes oferecendo frutas diferentes como o taperebá. É no mercadão que você vai encontrar sabonetes, cachaça de jambu, ervas medicinais, farinhas, artesanato indígena e utensílios para o consumo de tacacá, prato típico da região.

Hotel Juma Ópera

Foto: Divulgação

O Juma Ópera é um hotel-boutique de alto padrão que ocupa dois casarões históricos na região. Restaurado pelo arquiteto Roberto Vinograd, o Juma possui 41 acomodações espaçosas, além de bar, academia, restaurante de alta-gastronomia e um rooftop com piscina que proporciona uma vista incrível do icônico Teatro Amazonas.

Restaurante Ópera

Foto: Enaile Nunes

Ópera é o restaurante que fica localizado dentro do hotel Juma, sob uma cúpula de ferro e vidro que impressionam. Sofia Bendelak é a chef da casa e traz uma miscelânea de pratos internacionais com ingredientes locais, típicos da cultura amazonense. A salada de feijão manteiguinha com camarões ao curry e castanhas tostadas, a costela de tambaqui no mel de tucupi com baião de dois são alguns dos destaques do menu. E para encerrar a experiência da maneira mais doce possível, o mil-folhas de tapioca com mousse de côco e calda de cumaru é uma excelente pedida.

Teatro Amazonas

Foto: Secretaria de Cultura de Manaus

É no Largo de São Sebastião, centro da cidade, que fica a construção arquitetônica mais conhecida e imponente de Manaus. O Teatro Amazonas foi fundado em 31 de dezembro de 1866 e resiste como um dos símbolos da cultura do nosso país. Possui um salão de espetáculos que comporta quase 700 pessoas e um museu com obras valiosas que contam sua história. O espaço já recebeu apresentações de artistas como Heitor Villa Lobos, o tenor José Carreras, o músico Roger Waters e a banda The White Stripes. Até as Spice Girls já visitaram o icônico teatro.

Shin Suzuran

gps-brasilia-manaus

Fotos: Enaile Nunes

Se a fusão das culinárias japonesa e amazonense parece algo distante na sua mente, o Shin Suzuran torna essa mistura palpável e muito surpreendente por meio do trabalho de Hirota Takano. Salmão, atum e camarão até estão presentes no menu para agradar os mais convencionais, mas a ideia é imergir na gastronomia local e ver peixes como tucunaré e pirarucu brilharem nos preparos do chef. No menu degustação de nove etapas – com sobremesa inclusa – até vitória-régia, folhas de urtiga e ovas de peixe amazônico seco foi possível experimentar.

Banzeiro

Nenhuma descrição de foto disponível.

Foto: Divulgação

Considerado o restaurante mais premiado de Manaus, o Banzeiro existe desde 2009 e é comandado pelo chef Felipe Schaedler, um catarinense que se mudou para Manaus na adolescência e se apaixonou pelos sabores locais. Um dos seus pratos mais conhecidos é a formiga saúva servida sobre espuma fria de mandioquinha, mas na ocasião da nossa visita, ele não estava disponível. Mesmo assim não faltaram sabores típicos no menu, como o pirarucu à provençal e a costela de tambaqui frita. O clássico dadinho de tapioca ganha uma geleia de cupuaçu para acompanhar, mas o destaque das entradinhas foi a brandade de peixe defumado, que vinha com pó de açaí. Também é possível encontrar o Banzeiro na capital paulista.

 

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.