A data de hoje será de muita festa e celebração para as várias crianças do país. A data, que marca o Dia das Crianças, é cercada de muita expectativa entre presentes, afetos e, claro, muita diversão, no dia delas.
Mas a data é o momento ideal para aproveitar não só a questão dos presentes, mas também para estimular os pequenos a se exercitarem, afinal de contas, em um mundo cercado de tecnologias, é comum que os novos hábitos impostos pelas telas tenham afastado muitas delas das tradicionais brincadeiras de antigamente, como pique esconde, pique pega e corrida de saco, por exemplo, para a frente de computadores, tablets, celulares e outros dispositivos o que, a longo prazo, podem ser o gatilho para o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade e diabetes.
Para o profissional da Bodytech Brasília, Matheus Cavalcante, é preciso levar em consideração que, cada fase da vida possui seu encanto, entretanto, a infância possui um gostinho diferente e merece uma atenção especial, pois é nessa fase que a base para um bom cidadão está sendo formada. “E, assim como em todas as fases da vida, nessa também temos a necessidade de cuidarmos de nosso saúde realizando atividades físicas”, destaca o profissional.
Ainda, segundo Matheus, é durante esse período da vida, que as atividades e os exercícios físicos devem ser trabalhados de forma leve, em forma de brincadeiras, jogos e/ou modalidades esportivas. Tais fundamentos são necessários, pois tornam o brincar fundamental para as crianças, gerando um estímulo em sua imaginação. “Ali ela sonha, ela se sente um super-herói cheio de poder e capaz de realizar qualquer desafio proposto no ambiente em que ela está inserida”.
Outro ponto destacado pelo profissional é que, nos jogos e nas brincadeiras, a criança percebe que existe a necessidade de seguir regras e combinados pré-estabelecidos no início da atividade, enxergando também que precisa respeitar e inserir outras crianças/pessoas para a realização da atividade com ela.
“A inclusão desta em rotinas esportivas como futsal, natação, ginástica proporciona melhorias ainda maiores, uma vez que o esporte é uma das melhores ferramentas usadas para educar”, pontua o profissional, que ainda ressalta o fato de que, durante a prática das modalidades, além da melhoria do aspecto motor (agilidade, coordenação motora, equilíbrio, força, resistência), há também a valorização do trabalho em equipe, o desenvolvimento da disciplina que o esporte exige, sendo um dos aspectos mais importantes, a interação e socialização entre elas.
Por último, e não menos importante, o profissional ressalta que tudo que é aprendido na infância fica mais fácil reproduzirmos e levarmos para vida adulta. “Por isso, não há dúvida de que quanto antes iniciarmos as práticas de hábitos saudáveis, mais longevidade teremos”, finaliza.
Dicas de algumas brincadeiras que podem ser feitas entre pais e filhos
Brincadeiras fáceis e divertidas:
Arranca rabo
Pique-pega
Pique-alto
Elefante colorido
Corre-cutia
Futebol
Três cortes