Categories: Life

Como adaptar seu pet em uma nova casa?

Mudar de ambiente pode gerar estresse não só para humanos, mas também para os animais, que podem ficar estressados com a mudança. Por isso, nesses casos, existem alguns preparativos que os tutores têm que ter com os seus pets para que eles possam se adaptar ao novo ambiente. Quem fornece as dicas é o adestrador José Jorge Sales.  Confira:
 

Primeiro, realize uma visita prévia ao imóvel. Quando o novo imóvel for escolhido, é interessante que os tutores levem o pet para conhecer o local. Segundo José, essa visita é importante, pois dessa forma o animal se aventura pelo espaço, conhece os novos cheiros e também demarca território, sem a correria da mudança. Durante as idas, é recomendável que os tutores mostrem o local correto das necessidades fisiológicas, brinquem com o cachorro e deem os petiscos favoritos. “Os tutores devem possibilitar que os cães façam uma associação positiva com a casa e que entendam que um espaço novo não é necessariamente algo ruim”, explica o adestrador.
 

A segunda dica é prestar atenção ao tempo de adaptação de cada animal. Apesar de serem territorialistas, logo os cachorros se acostumam com novos lugares. “Os cães costumam ter um tempo de adaptação rápido em comparação com os gatos. Os felinos demoram um pouco mais e levam, em média, um mês para se estabelecerem em um espaço novo”, comenta o profissional. 

 

Entretanto, durante essa transição, os pets podem desenvolver comportamentos incomuns por conta da ansiedade e estresse, tais como tentar fugir, latir com mais frequência, fazer as necessidades no lugar errado e até destruir coisas. Para lidar com essas situações, os pais do cachorro devem ter paciência e se empenharem na construção de uma rotina acolhedora para o animalzinho.

 

A terceira dica é: mantenha a rotina e evite mudanças bruscas. “Os animais de estimação se adequam muito bem com rotinas, e quando você se muda e há uma alteração no dia a dia, consequentemente, os animais se sentem frustrados e estressados por estarem em um ambiente desconhecido”, comenta o profissional. Sendo assim, apesar da mudança de casa ser uma grande alteração no cotidiano dos cães, é interessante que os tutores busquem minimizar a quebra do cotidiano. Na prática, os pais de cachorros devem, na medida do possível, manter os horários dos passeios e os horários de alimentação do animal. 

Por fim, a orientação é dizer não ao estresse. Os tutores  devem se atentar ao próprio comportamento. A mudança de casa pode ser desgastante e estressante, mas esse nervosismo também pode afetar o comportamento dos pets, tanto durante, quanto depois da mudança.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Clube do Choro recebe espetáculo A Voz do Compositor

Moacyr Luz, Gabriel Moura, Pierre Aderne, Edu Krieger e Rodrigo Maranhão levam ao palco versões…

2 horas ago

Em marco de Niemeyer, Maria Mendes e Rodrigo Numeriano Dantas trocam alianças

Na Catedral, os advogados se casaram na presença de quinhentos convidados

2 horas ago

Grupo interministerial vai avaliar danos à saude mental causado pelas bets

Ministérios da Saúde e da Fazenda vão discutir a questão. Ainda é provável a participação…

3 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 32 milhões neste sábado (28)

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias…

3 horas ago

Primeira-dama de João Pessoa é presa pela PF por aliciamento de eleitores

Em nota, a PF informou que a ação investiga a atuação de uma "organização criminosa"

3 horas ago

Hezbollah confirma morte do líder Hassan Nasrallah, no bombardeio feito por Israel

Os ataques deixaram seis pessoas mortas e mais de 90 ficaram feridas, segundo o Ministério…

4 horas ago