GPS Brasília comscore

Como acessar desenhos originais do artista Paul Klee, professor da Bauhaus

O artista foi essencial para a evolução da Teoria das Cores. Material é gratuito e apesar de estar em alemão, só pelos desenhos é possível compreender

Compartilhe:

Escritos e desenhos sobre a Teoria das Cores do professor Paul Klee, da Buahaus, estão disponíveis gratuitamente no site do Zentrum Paul Klee. São mais de 3900 páginas dos desenhos e observações do artista sobre o tema. Apesar de estarem em alemão, é possível reconhecer diversas das teorias desenvolvidas somente pelos desenhos. Boa parte deste material, ele usou para lecionar na Escola Bauhaus, onde ficou até 1931, quando os nazistas fecharam a escola. 

 

Antes de ser digitalizado, o material foi publicado no Paul Klee Notebooks, que reúne esses e outros escritos de Klee sobre teoria da forma, das cores e do design. Segundo o Archdaily, a obra é considerada tão importante quanto o “Tratado de Pintura”, de Leonardo de Vinci, para o Renascimento.

 

Confira algumas das páginas:

 

_index_manu_mplus_(6)_Page_1.jpg

 

Foto: Acervo Centro Paul Klein

 

index_manu_mplus_Page_1.jpg

 

index_manu_mplus_(1)_Page_1.jpg

 

index_manu_mplus_(4)_Page_1.jpg

 

index_manu_mplus_(2)_Page_1.jpg

 

index_manu_mplus_(3)_Page_1.jpg

 

index_manu_mplus_(5)_Page_1.jpg

 

Paul Klee é suíço e reconhecido por diversas obras de arte do período surrealista. Foi um dos primeiros a usar abstrato em suas peças. Expressionismo e cubismo também o influenciaram

 

Diversificado na técnica, Klee deixou cerca de 10 mil obras de arte antes de sua partida. É considerado um dos principais e um dos mais vigorosos artistas do Modernismo e de todo o século XX.

 

Confira algumas de suas obras:

Paul_klee,_fantasma_in_fuga,_1929.jpg
Fantasma em fuga, 1929

 

GUGG_Acrobats.jpg
Acrobatas, 1915, aquarela

 

Heroic_Roses.jpg
Rosas heroicas, 1938, óleo