Categories: Política

Comissão do Senado aprova igualdade de assistência social a estrangeiros residentes

Estrangeiros residentes no Brasil podem passar a ter assegurada a igualdade na prestação da Assistência Social. Projeto de lei com essa finalidade foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal nesta quinta-feira (29) e segue à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que dará o parecer final. Foi a primeira reunião deliberativa da CRE em 2024.

Da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), o projeto de lei (PL) 2.425/2020 recebeu parecer favorável do relator, senador Humberto Costa (PT-PE). O texto altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas – Lei 8.742, de 7 de dezembro de 1993).

Segundo a senadora, a nova Lei de Migração (Lei 13.445, de 2017) busca eficácia, com a eliminação ou simplificação de burocracias que serviam “de verdadeira denegação de acesso a direitos”. O projeto, então, assegura acesso ao atendimento, sem discriminação por nacionalidade e condição migratória, garantindo a regularização documental necessária para receber os benefícios de assistência social de forma ágil. 

“As situações de migração forçada, bem como as condições de vida do migrante no Brasil nem sempre permitem um fluxo adequado de informações ou uma adesão pronta ou finalização célere das burocracias de emissão de documentos”, ressalta a autora.

Limbo jurídico
Para Humberto Costa, o conceito definitivo de imigrante residente pode ser entendido como aquele que possui a “autorização de residência” para se fixar no Brasil.

“Porém há um limbo nesse processo, pois muitos imigrantes com as condições necessárias para essa autorização fizeram o requerimento e aguardam o desfecho ou, até́ mesmo, até obtiveram o deferimento do seu pedido e ainda não possuem a Carteira de Registro Nacional Migratório”, argumentou o relator.

Humberto Costa acrescentou emenda para determinar que o sistema de acesso da Loas seja adaptado à documentação da qual o imigrante dispõe, justificando ser hoje uma das principais demandas dessa população.

Fonte: Agência Senado

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Coquetel e desfile marcam a noite de abertura da Brasília Design Week no Museu Nacional

O evento contou com a presença de autoridades do mundo do design, da arquitetura e…

1 hora ago

Aeroporto de Brasília surpreende passageiros com exposição de carros e motos antigas

Mostra gratuita no desembarque destaca veículos de colecionadores

2 horas ago

Brasília começa a temporada de festas julinas neste fim; confira

Arraiás acontecem em regiões da capital federal nas primeiras semanas de julho

2 horas ago

Ryan Reynolds e Hugh Jackman vêm ao Brasil para promover filme

A dupla visitará o Rio de Janeiro em breve, acompanhada do diretor Shawn Levy e…

3 horas ago

PF indicia Bolsonaro e Mauro Cid no caso das joias sauditas

Relatório foi entregue ao ministro do STF Alexandre de Moraes

3 horas ago

Em Madri, brasileira ganha prêmio em Unlock Her Future 2024

A representante brasileira no júri da premiação que teve quase mil inscritas foi Luiza Helena…

3 horas ago