GPS Brasília comscore

Comissão de Segurança do Senado aprova projeto que proíbe “saidões” para presos

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (6) o Projeto de Lei (PL) 2253/22, que proíbe as saídas temporárias, também conhecidas como “saidões“, para presos em regime semiaberto. O relatório, de autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi aprovado junto com um requerimento de urgência para encaminhar a proposta ao plenário da Casa.

Essa deliberação era uma das prioridades da CSP para o início do ano legislativo e gerou divergências entre os parlamentares, principalmente no final do ano passado. Houve discordância quanto à permissão ou proibição das saídas para presos envolvidos em cursos profissionalizantes ou frequentando o ensino médio ou superior.

Após negociações, o relator Flávio Bolsonaro optou por incluir uma emenda do senador Sergio Moro (União-PR), mantendo a permissão das saídas temporárias para presos que estão estudando no texto final do projeto.

O debate sobre as saídas temporárias de presos ressurgiu após a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, que foi baleado e morto por um criminoso em Belo Horizonte (MG). O suspeito, com 18 passagens pela polícia, não retornou após a saída temporária de Natal.

Em homenagem ao policial, Flávio Bolsonaro decidiu nomear a lei com o nome do sargento PM Dias, que foi assassinado enquanto estava em serviço. A votação teve participação significativa da oposição, com 12 dos 17 senadores presentes sendo oposicionistas.

No sistema atual, a Lei de Execução Penal permite que presos em regime semiaberto tenham o benefício das saídas temporárias, desde que atendam aos requisitos. Essas saídas geralmente acontecem em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal e os detentos são obrigados a informar o endereço onde ficarão durante a noite, além de serem proibidos de frequentar locais como bares e casas noturnas. No entanto, detentos que cometeram crimes hediondos não têm direito a esse benefício.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.