O comércio do Distrito Federal está otimista com as vendas de fim de ano, prevendo um crescimento de 9% em comparação ao Natal de 2023.
De acordo com uma pesquisa do Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), a movimentação no setor deve atingir cerca de R$ 992 milhões.
O aumento está relacionado a dois fatores principais: o crescimento de 14,8% no valor médio do tíquete, que passou de R$ 345,26 no ano passado para R$ 396,67 em 2024, e o aumento na intenção de compra, que atingiu 85,9% dos consumidores brasilienses, contra 64,5% em 2023.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, o cenário positivo beneficia diversos setores da economia.
“Esse crescimento abrange todos os segmentos empresariais de Brasília, desde a indústria até o comércio. A venda de produtos e serviços têm um impacto direto na economia local, possibilitando ao governo aumentar investimentos em obras, programas sociais e outros serviços à população”, explicou.
Mendes também destacou os esforços do governo na geração de empregos. “Qualificamos quase 25 mil pessoas por meio do programa QualificaDF, preparando-as para a ampliação do mercado de trabalho. A expectativa é positiva, pois isso resulta em maior arrecadação e aumento na taxa de empregabilidade”, acrescentou.
A pesquisa da Fecomércio revelou ainda que 77% dos comerciantes esperam um desempenho superior ao do ano passado, enquanto 18,8% acreditam em resultados similares e apenas 4,2% projetam uma queda nas vendas. Apesar do crescimento menor em relação ao ano anterior, 2024 deve registrar o segundo melhor desempenho em oito anos.
De acordo com a pesquisa, 55% dos consumidores brasilienses preferem realizar suas compras em lojas físicas. A possibilidade de avaliar os produtos de perto (29,07%) e os preços mais acessíveis (23,98%) são os principais fatores que atraem o público para estabelecimentos de rua e shoppings.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) reforça a importância de os consumidores estarem atentos aos seus direitos durante as compras de fim de ano.
No comércio eletrônico, o prazo para desistência da compra é de sete dias após o recebimento do produto. Já em lojas físicas, a troca de produtos sem defeitos depende da política adotada pelo estabelecimento.
“As denúncias podem ser feitas pelo Sistema de Peticionamento Eletrônico, pelo telefone 151 ou presencialmente no Procon-DF”, informou o diretor-geral do órgão, Marcelo Nascimento.