Categories: Política

Começa nesta terça (8) a Cúpula da Amazônia. Entenda o que é

Começa nesta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, evento que reunirá chefes de Estado de países amazônicos para discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade de Belém receberá os presidentes ou representantes da Bolívia, da Colômbia, da Guiana, do Peru, da Venezuela, do Equador e do Suriname.

 

Um dos objetivos da Cúpula da Amazônia, que terminará na quarta-feira (9), é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização internacional sediada em Brasília.

 

A cúpula tem início após a realização dos Diálogos Amazônicos, evento que reuniu representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos com o objetivo de formular sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região. O resultado desses debates será apresentado na forma de propostas aos chefes de Estado durante a cúpula.

 

A ideia é que os países acolham algumas das propostas recebidas no encontro. Mas cada um tem autonomia para acolher as sugestões que entender melhor para si. No caso do Brasil, o governo já anunciou que criará condições para a sociedade civil acompanhar o andamento das políticas públicas que forem adotadas.

 

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, disse que há, por parte do governo brasileiro, interesse político em criar mecanismos que, com transparência, permitam o acompanhamento, por parte da sociedade civil organizada, da implementação das propostas, bem como para eventuais atualizações que se façam necessárias.

 

O acompanhamento do conjunto de propostas do Diálogos Amazônicos, no âmbito do Brasil, será feito pela Secretaria-Geral da Presidência da República, mas tem também vários instrumentos. Por exemplo, o PPA [Plano Plurianual] que está sendo construído. Tem propostas daqui que podem ser incorporadas ao PPA”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante os eventos dos Diálogos Amazônicos.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Matheus & Kauan sobre cuidados com saúde mental: “Se precisar, a gente também faz uma pausa”

No Na Praia, dupla comentou sobre decisão de Zé Neto & Cristiano, que suspendeu agenda…

3 horas ago

Ouro de Fernanda Yara encabeça dia de conquistas do atletismo

Modalidade trouxe cinco pódios para o Brasil neste sábado em Paris

6 horas ago

Tebet defende modernizar políticas públicas para alcançar déficit zero

Governo terá que cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

6 horas ago

Confira o trailer de Sonic 3, que estreia no Natal deste ano

O filme promete ser a aventura mais emocionante da franquia, com a introdução do novo…

8 horas ago

Nord Nails e HitHaus promovem aulão exclusivo de bike para vinte alunos

As convidadas ganharam sacolas personalizadas com garrafinha de água e um mimo da marca brasiliense…

10 horas ago

Gabrielzinho domina os 50m costas e leva mais um ouro na natação

Atleta vem fazendo história em Paris e conquista o topo do pódio mais uma vez

10 horas ago