GPS Brasília comscore

Combate ao feminicídio: nasce chatbot para ajudar mulheres

Mais de 500 mulheres foram convidadas para cederam suas vozes a construção da ferramenta digital lançada pela Avon

Compartilhe:

**Você não está sozinha!** Pensando em amparar mulheres que passam por situações delicadas, o Instituto Avon criou a **assistente virtual Ângela**, uma ferramenta de apoio para atuar diante de situações de **violência doméstica**. A causa é importante, isso porque, segundo a Agência Brasil, no País 1 mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas. O projeto acontece de forma inédita, e conta com a participação de mais de 500 mulheres que foram convidadas para cederam suas vozes à construção do _chatbot_, desenvolvido pela Wunderman Thompson Brasil.

Com atendimento feito via WhatsApp, a Ângela segue **apoiando meninas e mulheres**, colocando-as em contato com uma ampla rede de apoio jurídico, social e psicológico. Já no primeiro contato, o atendimento virtual avalia, com base em um questionário inspirado em **protocolos internacionais**, o grau de risco a que a pessoa está exposta para indicar medidas de suporte imediato. Desde o seu lançamento até hoje, já **foram realizados pela plataforma mais de 30 mil atendimentos.**

Além de toda essa rede de apoio, são abordados temas como **liderança e igualdade, política e espaços femininos**. Em breve, será possível compartilhar informações sobre como usar o lugar de fala como ferramenta de proteção e inspiração para outras pessoas. A ferramenta será ainda um meio de comunicação importante do **Instituto Avon** para convocar a sociedade a reconsiderar e transformar atitudes **silenciadoras, repetitivas e naturalizadas** que excluem as mulheres.

**Para conhecer a Ângela**, acesse o LinkedIn, Instagram e Facebook do Instituto Avon.