GPS Brasília comscore

Com um a menos e Ancelotti na plateia, Botafogo bate o Universidad de Chile e avança na Libertadores

Expulsão de Jair, aos 27 minutos do primeiro tempo, repetiu o enredo da decisão da competição do ano passado

Atual campeão, o Botafogo fez o que precisava para avançar às oitavas de finais no Grupo A da Copa Libertadores. Revivendo a final da temporada passada, o time carioca atuou boa parte da partida com um jogador a menos – após expulsão de Jair aos 27 minutos – e contou com gol de Igor Jesus para vencer a Universidad do Chile por 1 x 0, nesta terça-feira (27), no Engenhão, que contou com presença ilustre do técnico Carlo Ancelotti, novo comandante da seleção brasileira.

Com a vitória, o Botafogo terminou em segundo lugar da chave, com 12 pontos, empatado com o Estudiantes-ARG, que superou o Carabobo-VEN, por 2 x 0, e ficou com a liderança graças ao saldo de gols (6 a 3). O Universidad terminou em terceiro e irá disputar a repescagem na Copa Sul-Americana.

Durante o dia, Ancelotti esteve na CBF, na Barra da Tijuca, onde conheceu o museu da entidade e até brincou com o Canarinho Pistola, mascote da seleção brasileira. Logo depois, foi até o Engenhão, onde acompanhou pela primeira vez uma partida em solo brasileiro como treinador da Seleção pentacampeã. Ele ganhou uma camisa do alvinegro com número sete e seu nome e ao ser visto pelos torcedores foi muito aplaudido.

Na sua primeira convocação, não chamou nenhum jogador do Botafogo, mas o lateral Alex Telles e atacante Igor Jesus chegaram a fazer parte da pré-lista e estão no radar do italiano. Há a expectativa de Ancelotti estar presente no Maracanã, nesta quarta-feira (28), para o duelo entre Flamengo e Deportivo Táchira-VEN. O meio-campo Gerson, os zagueiros Léo Ortiz e Danilo, os laterais Wesley e Alex Sandro foram convocados foram convocados para os duelos das Eliminatórias contra Equador e Paraguai, que marcará a estreia do treinador no comando da seleção.

Outro fato de destaque na partida foi a presença maciça de torcedores de 2 mil chilenos, que lotaram o setor visitante. A imprensa do Chile chegou a noticiar que 4 mil torcedores se deslocaram até a capital carioca. O Botafogo chegou até a encerrar antecipadamente a venda de ingressos por temor que chilenos adquirissem ingressos na área dos botafoguenses. Não houve registro de brigas ou confusões durante a partida.

Com a bola rolando, o Botafogo partiu para o seu jogo impositivo, usando principalmente os lados do campo. Artur cruzou e Cuiabano apareceu na segunda trave. O meia dominou, mas acertou a rede pelo lado de fora, tirando o grito de gol de alguns torcedores. A estratégia do time carioca surtia efeito até aos 27 minutos, quando Jair perdeu o tempo de bola e acertou o carrinho em Aránguiz. De início o árbitro mostrou o cartão amarelo, mas depois de rever o lance no monitor, expulsou o zagueiro.

Revivendo o drama da final da Libertadores de 2024, quando Gregore foi expulso com um minuto, o Botafogo não sentiu o peso de jogar com um a menos. Sem mudar a postura, chegou ao gol aos 37 minutos. Savarino foi até a linha de fundo e cruzou para Igor Jesus, se antecipar e cabecear para as redes. À frente do placar, apenas trocou passes na linha defensiva, ditou o ritmo do duelo e administrou a vantagem até o intervalo.

O Botafogo voltou para a segunda etapa levando um susto, quando Aránguiz fez o travessão de John tremer em chute de fora da área.  Logo depois, o time carioca chegou a ampliar o marcador com Artur, porém o VAR apontou mão de Igor Jesus na origem do contra-ataque e o tento foi anulado. Comprometido taticamente e principalmente defensivamente, fechava o corredor, neutralizando os avanços do time chileno.

Com o passar do tempo, o Botafogo passou a ter o controle da partida, mesmo com um jogador a menos, acionou bastante Igor Jesus na área e criava chances de encaminhar a classificação. Nos minutos finais, a Universidad ensaiou uma pressão, erguendo constantemente a bola na área e o Botafogo se afastava do perigo como podia. Experiente, gastou tempo com cera e substituições e conseguiu segurar a vitória para carimbar a classificação às oitavas.

BOTAFOGO 1 X 0 UNIVERSIDAD DE CHILE

BOTAFOGO John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Mateo Ponte); Gregore, Marlon Freitas, Artur, Cuiabano (Allan) e Savarino (Danilo Barbosa); Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.

UNIVERSIDAD DE CHILE – Castellón; Hormazábal, Calderón, Nicolás Ramírez e Sepúlveda; Marcelo Díaz (Altamirano), Aránguiz, Poblete (Assadi), Guerrero e Leandro Fernández; Di Yorio (Nicolas Guerra). Técnico: Gustavo Álvarez.

GOLS – Igor Jesus, aos 37 minutos do primeiro tempo. CARTÕES AMARELOS – Cuiabano (Botafogo); Hormazábal, Calderón e Guerrero (Universidad). CARTÃO VERMELHO – Jair (Botafogo). ÁRBITRO – Andrés Rojas (COL). RENDA – R$ 1.672.405,00. PÚBLICO – 36.342 torcedores. LOCAL – Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.