Com direito a referências a uma série de TV, o Flamengo oficializou nesta quarta-feira o meio-campista Saúl Ñíguez. O experiente espanhol, de 30 anos, assinou contrato até dezembro de 2028. O reforço pertencia ao Atlético de Madrid, mas estava emprestado ao Sevilla e jogará fora da Europa pela primeira vez na carreira.
A contratação, já esperada desde o início da semana, foi anunciada pelo clube carioca nas redes sociais com referências à série Better Call Saul. A produção conta a história do advogado fictício Jimmy McGill, que se apresenta como Saul Goodman aos clientes.
Uma das postagens do clube carioca apresenta um vídeo curto de Saúl Ñíguez desembarcando no CT rubro-negro, com a caracaterízação da abertura da série. “Temporada 1, episódio 1 – Uno: Saúl conhece o Ninho do Urubu, o CT mais moderno da América do Sul no primeiro dia como jogador do Clube de Regatas do Flamengo”.
O espanhol vai reencontrar no Flamengo um velho conhecido: o técnico Filipe Luís, com quem conviveu por seis temporadas no Atlético. Revelado nas categorias de base do Real Madrid, Saúl se transferiu ainda adolescente para o rival madrilenho e estreou no time principal em 2011. Na temporada 2013/14, foi emprestado ao Rayo Vallecano, pelo qual disputou 37 partidas e marcou dois gols.
O jogador também teve passagens de empréstimo pelo Chelsea, em 2021/22, com 23 jogos e um gol, e pelo Sevilla em 2024/25. No entanto, foi no Atlético de Madrid que se destacou: somou 427 partidas, marcou 48 gols e conquistou títulos, como duas taças da Liga Europa, uma da Copa do Rei, uma do Campeonato Espanhol, uma Supercopa da Espanha e uma Supercopa da Europa.
Saúl é uma aposta da diretoria para reforçar o meio-campo na sequência da temporada. Ele será inscrito no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. Nesta janela, o Flamengo já se despediu de Gerson, vendido ao Zenit, e está próximo de perder Wesley, negociado com a Roma.
Crise no departamento médico
O Flamengo decidiu demitir José Luiz Runco do cargo de chefe do departamento médico. A saída ocorre após atritos internos e uma crise escancarada no elenco, agravada por declarações do médico sobre o meia uruguaio De La Cruz. Os demais profissionais da área permanecem na função.
Runco foi desligado após vazar, em um grupo de figuras ligadas ao clube, uma mensagem em que dizia que De La Cruz “não tem condições de jogar em alto nível” devido a lesões crônicas nos joelhos.
O meia Arrascaeta saiu em defesa do companheiro nas redes sociais, enquanto o estafe de De La Cruz avalia ações judiciais contra Runco e busca propostas de transferência para o atleta.
Nome de confiança do presidente Luiz Eduardo Baptista (BAP), Runco assumiu o cargo em janeiro, após a demissão de quase 40 pessoas, entre elas o ex-chefe médico Márcio Tannure. Durante os sete meses à frente do setor, acumulou controvérsias: tentou excluir nutricionistas das viagens, retirou o futmesa do CT e passou a atuar remotamente, indo ao Ninho apenas duas vezes por semana. Medidas como essas aumentaram a desconfiança entre jogadores e departamento médico.
Atletas como Erick Pulgar e Gonzalo Plata também protagonizaram impasses após procurarem atendimento por meio de suas seleções nacionais, o que ampliou a tensão no ambiente interno.
Apesar de ter sido repatriado com foco no futebol profissional, Runco acumulava ainda a chefia dos esportes olímpicos do clube. Nesta quarta-feira (23), o Flamengo confirmou oficialmente sua saída por meio de nota.
Confira a nota do clube:
“A Diretoria de Futebol do Clube de Regatas do Flamengo esclarece que a mensagem vazada recentemente não foi escrita por nenhum dos cinco médicos que integram o departamento do futebol profissional: Fernando Sassaki (ortopedista e chefe do setor), Luiz Macedo (cardiologista), Dieno Portella (ortopedista), Vitor Pereira (ortopedista) e Bruno Hassel (radiologista). Como é de conhecimento público, são esses profissionais os responsáveis pelo atendimento diário aos atletas em treinamentos, jogos e viagens, além de levarem de forma constante e transparente todas as informações de interesse da imprensa e da torcida.
A Diretoria de Futebol reitera que não comentará especulações e manterá seu foco única e exclusivamente em preservar o alto nível de performance e concentração que levaram o Clube, neste primeiro semestre, ao melhor desempenho entre todos no cenário nacional.