Considerado o maior festival de fotografia da América Latina, o Brasília Photo Show (BPS) completa dez anos em 2025 com a realização da décima edição do evento. Para celebrar a conquista, a capital federal receberá uma programação gratuita com exposições, workshops, palestras e rodas de conversa sobre o universo da fotografia até o dia 31 de maio.
As atividades ocuparão o Museu de Arte de Brasília (MAB) e o Clube de Engenharia, local onde ocorrerá a cerimônia de entrega das estatuetas para as fotos vencedoras da edição de 2024, além de um coquetel para convidados. A premiação será realizada na noite do dia 5 de abril, e promoverá também um bate papo sobre os maiores concursos de fotografia do mundo, com Cleber Medeiros e Márcio Cabral, um dos fotógrafos brasileiros mais premiados e detentor de recordes chancelados pelo Guinness Book.
A programação do Brasília Photo Show, no entanto, terá início já na próxima quinta-feira (3/4). O MAB receberá um workshop sobre impressão fotográfica e diferentes substratos, com participação da Mimaki do Brasil, 3exDigital e Gráfica Movimento, das 16h às 19h. Na ocasião, será instalada uma máquina de pequeno porte para demonstração ao vivo da tecnologia de impressão.
Já na sexta-feira (4/4), no mesmo horário, ocorrerá um bate-papo sobre impressão e substratos, além de um encontro com Cleber Medeiros, Rubens Matsushita e Bárbara Bastos, que discutirão sobre fotografia criativa e inteligência artificial.

Museu de Arte de Brasília | Foto: divulgação/MAB
No sábado (5/4), a roda de conversa abordará o tema “Fotografia Comercial X Arte – Como emplacar seu trabalho”, com a participação de Cleber Medeiros, Cláudia Fontana e Adriano Gonçalves, que compartilharão dicas valiosas para os profissionais da área. Na sequência, uma discussão sobre os cuidados na prática com os equipamentos com José Alberto da Tecnofoto.
Para o diretor geral do festival, Rodrigo Nimer, esta edição tem um peso diferente por ser comemorativa. “Celebrar dez anos do Brasília Photo Show é reafirmar nossa missão de valorizar talentos e ampliar o alcance da fotografia como expressão artística e cultural”, comenta. “É um grande orgulho ver como o festival impacta positivamente tantos profissionais e admiradores da fotografia. Por isso, escolhemos celebrar na cidade que foi o berço deste projeto”, afirma.
Até o dia 31 de maio, terá ainda uma exposição especial no MAB, a Cidade da Fotografia, que reúne 400 imagens premiadas entre as 12 mil que foram inscritas na última edição, e mais 1.500 semifinalistas. Os visitantes podem explorar também o Museu da Fotografia, que conta com mais 50 relíquias fotográficas, incluindo câmeras, celulares antigos e drones.
A mostra Brasília Angularis, do fotógrafo e idealizador do Brasília Photo Show, Eduardo Vergara, fica em cartaz entre os dias 1º e 14 de abril, e tem como objetivo revelar a cidade com sua essência e “beleza monumental” inseridas em um bioma único. “A minha cidade é um espetáculo de luzes e cores, pairando sobre uma natureza encantada que enriquece de maneira singular suas imponentes construções. E eu sigo registrando tudo o que encanta meu olhar”, comenta Vergara.

Acervo Exposição Angularis | Foto: Edu Vergara
Por fim, em homenagem ao aniversário de 65 anos de Brasília, o museu terá uma programação especial dos dias 19 a 21 de abril. Atividades interativas, como a oficina Brasília em Maquetes, permitirão que jovens e adultos recriem monumentos icônicos da capital utilizando materiais recicláveis. Ainda, haverá a oficina Arte Abstrata, inspirada em Athos Bulcão e Francisco Galeno.
Contação de histórias e mediações especiais completam a agenda, ressaltando a arquitetura modernista de Brasília e proporcionando momentos culturais e educativos para toda a família.
Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores, brasileiros ou estrangeiros, residentes ou não no País, o Brasília Photo Show é um dos maiores festivais de fotografia da América Latina. Em dez edições realizadas, já recebeu cerca de 120 mil fotos de participantes do Brasil e de mais de 60 países, consagrando mais de quatro mil fotografias premiadas.