O advogado Paulo Maurício Braz Siqueira, mais conhecido como Poli, tomou posse, oficialmente, na noite desta segunda-feira (3), como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), em solenidade disputada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Eleito em novembro de 2024, o novo presidente, assim como a nova direção, assumirá a importante entidade durante o triênio 2025/2027. Ele sucede o então presidente Délio Lins e Silva Jr., de quem era secretário-geral na gestão anterior.
No total, foram empossados 15 diretores e 117 conselheiros seccionais, presididos por Paulo Maurício Siqueira. Ele e a vice-presidente Roberta Queiroz assumiram seus cargos em 2 de janeiro deste ano. Rafael Martins também assumiu o posto de secretário-geral da Ordem. A efetivação solene, contudo, ocorreu apenas nesta segunda.
A badalada cerimônia contou com nomes de peso da área advocatícia que atuam no Brasil e, claro, no Distrito Federal. Entre alguns deles, o economista Fernando Cavalcanti, CEO da NWGroup e vice-presidente da Nelson Wilians Advogados, além da advogada Carol Mendes, a qual também representou o grandioso escritório com filial em Brasília.
Além do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz (MDB), juristas, magistrados e representantes dos setores produtivos da capital também prestigiaram o evento que coroou o resultado das urnas da entidade classista.
“Fui advogado durante 25 anos até escolher a vida política para ajudar a população do DF e tenho um carinho muito grande pela instituição. A OAB tem um viés que é muito importante de apoio à sociedade nas mais diversas áreas, seja segurança pública, seja na administração do Poder Judiciário, além de estarem juntos com a Defensoria Pública. Isso nos faz ter a obrigação de valorizar uma posse da Ordem”, disse Ibaneis Rocha.
Na disputa, além de Poli, concorreram à presidência da OAB-DF o criminalista Cleber Lopes, Everardo Gueiros (Direito Eleitoral), além de Karol Guimarães e Cristiane Damasceno.
“A valorização da advocacia não é um discurso, é uma obrigação. E minha gestão será pautada nisso. Como já disse, serei o maior servidor da Ordem dos Advogados. Não permitirmos qualquer tipo de discriminação“, disse Poli no discurso de posse.
“O que eu quero deixar claro é: ninguém estará sozinho nessa caminhada. A OAB-DF será um escudo contra qualquer violação das prerrogativas e um canal aberto para suporte, orientação e oportunidades”, emendou o novo presidente da entidade.
Prestígio
O economista Fernando Cavalcanti, CEO da NWGroup e vice-presidente da Nelson Wilians Advogados, foi um dos prestigiados nomes que acompanhou a solenidade e celebrou o novo momento para a advocacia brasiliense.
“A OAB-DF teve grandes presidentes em sua história, como Maurício Corrêa, Amauri Serralvo, os saudosos Juliano Costa Couto, Safe Carneiro e Sigmaringa Seixas, a Estefânia Viveiros, Kiko Caputo e o nosso atual governador, Ibaneis Rocha. Todos tiveram trabalhos importantíssimos, seja na defesa da democracia, seja no fortalecimento das advogadas e dos advogados da capital. Délio fez um belísismo trabalho nesta casa, que sempre foi plural e que engrandeceu a advocacia ao longo das últimas seis décadas“, disse Fernando Cavalcanti ao GPS|Brasília.