Categories: Caio Barbieri

Com a presença de Abadia, Senado Federal comemora o “Dia da Democracia”

O Senado Federal realiza uma sessão especial, nesta sexta-feira (28), às 14h, para comemorar o “Dia da Democracia”, que é celebrado originalmente em 25 de outubro. A autoria do requerimento é da senadora Leila Barros (PDT-DF).

A solenidade terá a presença de Maria de Lourdes Abadia (sem partido, foto em destaque), ex-governadora e também deputada que integrou a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, quando representou a capital federal durante a elaboração da Carta Magna de 1988. 

A presença de Abadia na sessão é emblemática: dos 9 constituintes escolhidos pelo Distrito Federal na época, somente ela, Augusto Carvalho e Valmir Campelo permanecem atuantes.

Assistente social de formação, a política também foi responsável pela fundação da cidade de Ceilândia, quando coordenou a Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), em 1970. 

“Emociono-me ao ver o meu nome escrito e gravado na Constituição do Brasil. Continuo a sonhar em contribuir para a construção de uma nação livre, justa e solidária, sem desigualdades, divisões, carente de justiça, de cuidados e de amor”, afirmou ao GPS|Brasília.

Homenagem

A data escolhida para comemorar o “Dia da Democracia”, 25 de outubro, remete à morte do jornalista Vladimir Herzog, que era diretor de Jornalismo da TV Cultura. O comunicador foi vítima de torturas nas dependências do Destacamento de Operações de Informação, do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), durante o regime militar no Brasil, e virou um símbolo pela liberdade de expressão no País. 

“Nos últimos quatro anos, vivemos momentos de elevada tensão com ataques e agressões permanentes a nossa democracia, situação que culminou com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, dia em que terroristas invadiram e vandalizaram os principais prédios dos Três Poderes da República, em Brasília, na tentativa de instaurar um golpe de Estado. Felizmente a democracia brasileira reagiu e prevaleceu, dando amostras claras de que seguirá firme contra todos os tipos de ameaça, razão pela qual, mais do que nunca, devemos celebrar este dia, em homenagem a todos que lutaram e seguirão lutando, ontem, hoje e amanhã, em defesa da democracia brasileira”, explicou a senadora Leila.

 

 

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Autor diz que vetos impedem campanhas de conscientização e punição de racistas

9 horas ago

Lira marca votação da regulamentação da reforma tributária para quarta (10)

Presidente da Câmara comentou sobre inclusão de proteínas na cesta básica

10 horas ago

Moraes nega liberdade a acusados pela morte de Marielle Franco

Trio segue preso para não atrapalhar investigações e processo

10 horas ago

Filhote de onça encontrado em Formosa (GO) se recupera em hospital público silvestre

No local, animal está sendo submetida a exames de rotina e segue dieta para ganho…

11 horas ago

De olho nas atrocidades, MPDFT acompanhará trâmites do PPCub

Procurador-geral de Justiça criou grupo de trabalho para garantir preservação de Brasília

11 horas ago

Antônio Geraldo: “Doenças mentais na era das mídias sociais”

Psiquiatra aborda um pouco sobre o impacto da era digital na saúde mental

11 horas ago