GPS Brasília comscore

Com a presença de Abadia, Senado Federal comemora o “Dia da Democracia”

Sessão é de autoria da senadora Leila Barros e terá a presença da ex-governadora e deputada constituinte do DF
Maria de Lourdes Abadia na Constituinte
Maria de Lourdes Abadia na Constituinte | Foto: Acervo Pessoal

Compartilhe:

O Senado Federal realiza uma sessão especial, nesta sexta-feira (28), às 14h, para comemorar o “Dia da Democracia”, que é celebrado originalmente em 25 de outubro. A autoria do requerimento é da senadora Leila Barros (PDT-DF).

A solenidade terá a presença de Maria de Lourdes Abadia (sem partido, foto em destaque), ex-governadora e também deputada que integrou a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, quando representou a capital federal durante a elaboração da Carta Magna de 1988. 

A presença de Abadia na sessão é emblemática: dos 9 constituintes escolhidos pelo Distrito Federal na época, somente ela, Augusto Carvalho e Valmir Campelo permanecem atuantes.

Assistente social de formação, a política também foi responsável pela fundação da cidade de Ceilândia, quando coordenou a Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), em 1970. 

“Emociono-me ao ver o meu nome escrito e gravado na Constituição do Brasil. Continuo a sonhar em contribuir para a construção de uma nação livre, justa e solidária, sem desigualdades, divisões, carente de justiça, de cuidados e de amor”, afirmou ao GPS|Brasília.

Homenagem

A data escolhida para comemorar o “Dia da Democracia”, 25 de outubro, remete à morte do jornalista Vladimir Herzog, que era diretor de Jornalismo da TV Cultura. O comunicador foi vítima de torturas nas dependências do Destacamento de Operações de Informação, do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), durante o regime militar no Brasil, e virou um símbolo pela liberdade de expressão no País. 

“Nos últimos quatro anos, vivemos momentos de elevada tensão com ataques e agressões permanentes a nossa democracia, situação que culminou com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, dia em que terroristas invadiram e vandalizaram os principais prédios dos Três Poderes da República, em Brasília, na tentativa de instaurar um golpe de Estado. Felizmente a democracia brasileira reagiu e prevaleceu, dando amostras claras de que seguirá firme contra todos os tipos de ameaça, razão pela qual, mais do que nunca, devemos celebrar este dia, em homenagem a todos que lutaram e seguirão lutando, ontem, hoje e amanhã, em defesa da democracia brasileira”, explicou a senadora Leila.