Categories: Cidades

Com pior seca em 44 anos, reservatórios do DF alertam para uso consciente de água

O Distrito Federal está enfrentando uma das secas mais severas de sua história, com quase 140 dias consecutivos sem chuvas. A situação tem gerado grande preocupação quanto à disponibilidade de água na capital federal, principalmente com o reservatório de Santa Maria operando com apenas 47% de sua capacidade, um valor 50,41% menor do que o registrado no mesmo período de 2020. O risco é que o DF enfrente uma nova crise hídrica nos próximos anos, caso medidas preventivas não sejam adotadas.

A capital federal é abastecida principalmente por três reservatórios: Santa Maria, Descoberto e Corumbá IV. O reservatório de Santa Maria, que fornece água para 19% da população, está em situação crítica, enquanto o maior reservatório, o Descoberto, responsável por 64% do abastecimento, opera com 81,5% da sua capacidade, valor que também é 9% menor que o de 2020.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) acompanha diariamente o volume útil desses reservatórios e, até o momento, mantém o sistema em funcionamento integrado com o Corumbá IV, que serve de apoio ao Descoberto.

A escassez de chuvas regulares é outro fator que agrava a situação. A Adasa reforça a importância de uma postura consciente e responsável por parte da população e dos setores produtivos no uso da água, para evitar que a situação se agrave. “O sistema integrado de Santa Maria, Descoberto e Corumbá IV é projetado para garantir a segurança hídrica, mas é fundamental que todos façam a sua parte”, destaca a agência.

Crise hídrica

Em 2017, o Distrito Federal viveu uma grave crise hídrica que resultou na adoção de rodízios de abastecimento e racionamento de água. O reservatório do Descoberto chegou a registrar apenas 5% da sua capacidade em novembro daquele ano, enquanto Santa Maria operava com 21,5%. A situação só foi normalizada em junho de 2018, quando as chuvas retornaram e o nível dos reservatórios subiu.

Desde então, o governo local tem adotado políticas de gestão hídrica para evitar um novo colapso.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Morre aos 54 anos o consultor de etiqueta e apresentador Fábio Arruda

Ele foi encontrado em sua residência dias após cirurgia cardíaca de emergência

9 horas ago

Brasil faz história nas Paralimpíadas de Paris com maior número de medalhas em um único dia

Com 16 medalhas conquistadas em 24h, Brasil quebra recordes e sobe no quadro geral das…

10 horas ago

Produção brasileira brilha em Veneza com o prêmio de melhor roteiro para Ainda Estou Aqui

Filme de Walter Salles sobre a ditadura conquista prestígio no 81º Festival de Veneza

10 horas ago

Festa do Morango movimenta Brazlândia com comercialização de produtos e shows

Governador Ibaneis Rocha aproveitou para visitar o evento que começou na sexta-feira (6)

10 horas ago

Justiça suspende Operação Verão na orla do Rio de Janeiro

Decisão é da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital

11 horas ago

Incêndio florestal próximo ao Lago Sul assusta moradores e mobiliza bombeiros por quatro horas

Fogo ameaçou residências no Condomínio Mini Chácaras, mas foi controlado e sem vítimas

11 horas ago