O Selo CAU/DF, que valoriza a preservação de edifícios históricos brasilienses, apontou quem serão os indicados a concorrer a premiação. Este ano, 19 prédios serão analisados, sendo que dentre eles, hotéis e hospitais, a partir desta edição, serão laureados. Este é o quarto ano em que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF realiza a condecoração.
Brasília por ser uma das poucas cidades no mundo que foi 100% planejada e, ainda, por ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, desde 1987, deve ser preservada a fim de ser comtemplada em sua forma original.
A maior parte dos prédios residenciais escolhidos nas entrequadras são na Asa Sul, sendo apenas dois na Asa Norte. A lista perpassa por clássicos do dia-a-dia da vida do brasiliense que certamente já se encantou com a arquitetura de arquitetos modernistas. Confira a lista:
Categoria blocos de superquadras:
- SQN 116, Bloco A
- SQN 303, Bloco A
- SQS 414, Bloco Q
- SQS 312, Bloco C
- SQS 203, Bloco H
- SQS 210, Bloco I
- SQS 213, Bloco D
- SQS 414, Bloco T
- SQS 403, Bloco N
- SQS 410, Bloco E
- SQS 413, Bloco J
Na categoria edifícios escolares, incluída no ano passado, dois edifícios com painéis enormes de Athos Bulcão também concorrem nesta 3ª edição: a Faculdade de Educação da UnB e a Escola Classe 407 Norte.
View this post on Instagram
Nas novidades da lista, dois hotéis e dois hospitais concorrem ao Selo CAU/DF. Ambos construídos ainda nos primeiros anos da capital federal, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Sarah entraram no pareô. Dos hotéis, é, claro, que o Brasília Palace estaria na lista, afinal, foi o primeiro hotel de luxo da cidade e, apesar de ter sofrido um incêndio, foi restaurado com a mesma arquitetura de seus primeiros anos de vida. O Hotel Nacional também concorre mesmo após anos de dificuldade de manutenção, mas agora como um dos principais espaços de memória da cidade.
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Na categoria edificações de escritórios, o Ed. Vale do Rio Doce, no Setor Bancário Norte, e o Ed. Pioneiras Sociais, no Setor Hospitalar Sul, também competem entre si.
View this post on Instagram