GPS Brasília comscore

Com o Brasília Palace no páreo, confira indicações para o Selo CAU/DF

Nesta edição, a 4ª, o CAU/DF incluiu duas novas categorias: hospitais e hotéis da capital federal
brasilia-palace-cau-selo-gps-brasilia
Foto: Divulgação

Compartilhe:

O Selo CAU/DF, que valoriza a preservação de edifícios históricos brasilienses, apontou quem serão os indicados a concorrer a premiação. Este ano, 19 prédios serão analisados, sendo que dentre eles, hotéis e hospitais, a partir desta edição, serão laureados. Este é o quarto ano em que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF realiza a condecoração.

Brasília por ser uma das poucas cidades no mundo que foi 100% planejada e, ainda, por ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, desde 1987, deve ser preservada a fim de ser comtemplada em sua forma original.

A maior parte dos prédios residenciais escolhidos nas entrequadras são na Asa Sul, sendo apenas dois na Asa Norte. A lista perpassa por clássicos do dia-a-dia da vida do brasiliense que certamente já se encantou com a arquitetura de arquitetos modernistas. Confira a lista:

Categoria blocos de superquadras:

  • SQN 116, Bloco A
  • SQN 303, Bloco A
  • SQS 414, Bloco Q
  • SQS 312, Bloco C
  • SQS 203, Bloco H
  • SQS 210, Bloco I
  • SQS 213, Bloco D
  • SQS 414, Bloco T
  • SQS 403, Bloco N
  • SQS 410, Bloco E
  • SQS 413, Bloco J

Na categoria edifícios escolares, incluída no ano passado, dois edifícios com painéis enormes de Athos Bulcão também concorrem nesta 3ª edição: a Faculdade de Educação da UnB e a Escola Classe 407 Norte. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by caudfoficial (@caudfoficial)

Nas novidades da lista, dois hotéis e dois hospitais concorrem ao Selo CAU/DF. Ambos construídos ainda nos primeiros anos da capital federal, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Sarah entraram no pareô. Dos hotéis, é, claro, que o Brasília Palace estaria na lista, afinal, foi o primeiro hotel de luxo da cidade e, apesar de ter sofrido um incêndio, foi restaurado com a mesma arquitetura de seus primeiros anos de vida. O Hotel Nacional também concorre mesmo após anos de dificuldade de manutenção, mas agora como um dos principais espaços de memória da cidade. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by caudfoficial (@caudfoficial)

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by caudfoficial (@caudfoficial)

Na categoria edificações de escritórios, o Ed. Vale do Rio Doce, no Setor Bancário Norte, e o Ed. Pioneiras Sociais, no Setor Hospitalar Sul, também competem entre si. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by caudfoficial (@caudfoficial)