Após passar por São Paulo, a exposição Rosana Mokdissi – O Gesto como Ponto de Partida chegou à CAIXA Cultural Brasília, marcando a reabertura do espaço. Criada por Rosana e com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra apresenta 34 obras que investigam o gestual da pintura e a sua materialização sobre a tela.
A abertura foi nessa semana e contou com a presença de amigos de Rosana, além de outros artistas e curadores da cidade. Antes de iniciar a visitação, a gerente da CAIXA Cultural Brasília, Luana do Prado, deu as boas-vindas ao público e celebrou a reabertura do espaço cultural depois de três meses de reformas.
Na sequência, o curador e a artista deram as boas-vindas ao público e convidaram a todos para a visita mediada.
As obras investigam o gestual da pintura e a sua materialização sobre a tela. Elas fazem parte de dois momentos distintos de trabalho da artista ao longo de quatro anos: De 2020 a 2021 e de 2022 a 2023.
O primeiro período dessa produção, que compreende o auge da pandemia e do isolamento social, levou Mokdissi a radicalizar certos processos. O segundo, apresenta uma intensificação no gesto da pintura.
Esses períodos, no entanto, se atravessam e se sobrepõem, criando áreas de interseção, onde transitam cores, palavras, suportes, materiais e técnicas.
“O resultado ela nos apresenta nesta exposição constituída por uma produção densa, com séries distintas não obstante aproximadas”, ressalta Agnaldo.
Confira os registros do coquetel de abertura da exposição:
Serviço
Exposição Rosana Mokdissi – O Gesto como Ponto de Partida
Local: CAIXA Cultural Brasília
Data: até o dia 3 de novembro
Funcionamento: a visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h
A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.