GPS Brasília comscore

Com Izalci no PL, filho do senador deve herdar comando do PSDB-DF

Decisão tem o objetivo de concorrer ao Buriti e enfrentar a atual vice Celina Leão
Líder do PSDB no Senado, Izalci assina nota contra Moraes sem aval do partido
Senador Izalci Lucas (PSDB-DF) | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Compartilhe:

O senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, confirmou, nesta terça-feira (19), que vai se filiar ao Partido Liberal (PL), a mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, que participou do almoço-debate do Lide, grupo empresarial liderado por Paulo Octávio, a confirmação foi feita após uma reunião com a presidente regional do PL-DF, deputada federal Bia Kicis, e com o presidente nacional, Valdemar Costa Neto. A filiação será festejada na próxima terça-feira (26), no Minas Hall, com a presença prevista de Bolsonaro.

Com a mudança, Izalci tem como objetivo principal concorrer e vencer as eleições para o Palácio do Buriti em 2026, reconhecendo que terá como adversária competitiva a atual vice-governadora Celina Leão, do PP.

Além disso, o senador irá deixar o comando do PSDB nas mãos de seu filho, Sérgio Izalci, na esperança de manter o partido como aliado nas próximas eleições.

Izalci vem adotando uma postura mais incisiva de oposição ao governo Lula e de apoio a Bolsonaro nos últimos tempos, visando conquistar o cargo mais importante da capital federal.

Como a maioria dos eleitores do DF foram simpatizantes, na última eleição, do governo conservador de Bolsonaro, a estratégia de Izalci pode se mostrar eficaz para alcançar seu objetivo político de atrair a fatia brasiliense contrária à gestão de esquerda, eleita no pleito majoritário de 2022.