Localizado estrategicamente no centro da capital paulista, o Aeroporto de Congonhas, um dos terminais mais movimentados do país, passará por uma grande fase de ampliação e modernização.
Com um investimento de R$ 2 bilhões do governo federal, o objetivo é proporcionar maior conforto e comodidade aos milhões de passageiros que utilizam o local anualmente.
O valor servirá para que o aeroporto tenha sua área de embarque e desembarque ampliada para 105 mil m², além de novas pontes de embarque, novos hangares e pátios para a aviação comercial. Haverá também a ampliação do canal de inspeção, requalificação de pistas e pátios, e um novo terminal de cargas.
Durante a apresentação do plano de investimento, o ,ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou a importância das obras que serão realizadas. “Estas melhorias vão trazer planejamento e desenvolvimento para São Paulo, além de garantir uma experiência de viagem mais agradável para os passageiros. O estado é uma referência não só no Brasil, mas no mundo”, destacou.
Com a expectativa de um aumento significativo no número de turistas que passarão pelo aeroporto, as obras visam atender a demanda prevista. A previsão é de que o terminal receba 29,5 milhões de passageiros, um terço a mais do que no ano passado, de acordo com dados da Anac.
As melhorias estão previstas para serem concluídas até 2028, sendo que metade das obras serão realizadas até 2026, para proporcionar mais conforto aos passageiros.