GPS Brasília comscore

Com dívida de R$ 285 milhões, Livaria Cultura encerra atividades

Os _Herz_ chegaram ao Brasil fugindo de **Hitler**, passaram a **alugar livros** e construíram a **rede** de livrarias mais importante do País, em 1969. A _Livraria Cultura_ começou com lojas. Depois, a família criou **livrarias**, mas não deu certo. Uma das inovações foi a construção de um **auditório** — a primeira _Sala Eva Herz_. Abriram uma **cafeteria** terceirizada.

Com o passar dos anos e com o sucesso, os Herz abriram unidades em **Porto Alegre** (2003), **Brasília** (2004) e **Recife** (2005). Na capital federal, a livraria estava presente nos **shoppings Iguatemi e CasaPark**, porém, fechou em ambos os lugares durante a **pandemia**. Pela beleza dos espaços, os **arquitetos Fernando Brandão e Marcio Kogan** foram **premiados** nacional e internacionalmente.

Agora, os clientes fiéis e amantes de bons livros se despedem da _Livraria Cultura_. A **Justiça de São Paulo** decretou a **falência** da rede. A decisão foi tomada mais de quatro anos após a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível aceitar o pedido de **recuperação judicial** da companhia.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/3616122665_a2a61fe581_b_0f849acc25.jpg)

Na época, a livraria já alegava estar em **crise econômico-financeira**. O pedido de recuperação havia informado **dívidas** de R$ 285,4 milhões – a maior parte com **fornecedores e bancos**. Na decisão, o juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho citou o _”descumprimento do plano de recuperação judicial”_ ao justificar a sentença.

>”O comportamento das Recuperandas nestes autos tem demonstrado muito o contrário: em verdade, em diversos momentos, beira o descaso para com o procedimento recuperacional e para com o Juízo, que deu diversas oportunidades para suas manifestações, mas sem a vinda de conteúdo materialmente útil à comprovação do cumprimento do plano”, diz trecho da decisão.”O comportamento das Recuperandas nestes autos tem demonstrado muito o contrário: em verdade, em diversos momentos, beira o descaso para com o procedimento recuperacional e para com o Juízo, que deu diversas oportunidades para suas manifestações, mas sem a vinda de conteúdo materialmente útil à comprovação do cumprimento do plano”, diz trecho da decisão.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Livraria_Cultura_Conjunto_Nacional_2019_01_e06df85fd0.jpg)

Ainda, o magistrado listou uma série de **pendências**, como ausência de quitação das dívidas trabalhistas que deveriam ter sido integralmente quitadas até junho de 2021 e a falta de envio de documentos. Ele também destacou o vencimento do período de **pagamento** a credores.

A Cultura vinha enfrentando uma forte crise desde meados de 2015, após o **encolhimento do mercado editorial**. A empresa tem hoje apenas duas **lojas físicas**, em São Paulo e em Porto Alegre, e mantém suas operações pelos **canais digitais**.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.