GPS Brasília comscore

Com derrota, Massa deve deixar governo Fernández, diz CNN

Ministro da Economia da Argentina não teria "clima" para comandar pasta após vitória de Milei, diz canal
Sergio Massa lidera e vai para o segundo turno com Milei na Argentina
Sergio Massa (dir) é ministro da Economia da Argentina e candidato do atual presidente Alberto Fernández (esq)

Compartilhe:

Derrotado pelo liberal Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina, neste domingo (19), Sergio Massa deve renunciar ao cargo de ministro da Economia do país nos próximos dias. As informações são da CNN Brasil.  A área econômica foi uma das mais criticadas durante a campanha eleitoral no país vizinho.

De acordo com o canal, o candidato derrotado não teria mais clima para permanecer no comando de uma das principais pastas do atual governo de Alberto Fernández, que não concorreu à reeleição. 

Com 90% das urnas apuradas, os primeiros resultados oficiais mostraram Milei com 55,95% dos votos, enquanto Massa obteve 44,04%. A vitória representou a maior vantagem de um candidato à presidência nas eleições recentes da Argentina. Milei angariou 13,2 milhões de votos, contra 10,4 milhões de Massa

A eleição ocorreu em meio a uma crise fiscal no país, onde a inflação ultrapassa os 138% este ano, o peso está desvalorizado e a pobreza atinge 40% da população. Essa questão dominou a campanha eleitoral, com os dois candidatos do segundo turno sendo economistas, mas com ideias opostas.