GPS Brasília comscore

Com decoração renovada, Centro de Atendimento ao Turista é reinaugurado no Aeroporto de Brasília

Espaço busca melhorar experiência de turistas com informações sobre a capital
Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
GDF reinaugura Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto de Brasília após modernização | Foto: Vanessa Castro/GPS

Compartilhe:

Turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Brasília agora podem contar com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) totalmente renovado. O espaço, administrado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), foi reinaugurado nesta quinta-feira (19) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), após passar por uma reforma completa.

A unidade visa oferecer um ponto de informações sobre os principais atrativos da capital e facilitar a estadia dos visitantes.

“Esse CAT é muito importante porque já mostra a cara da nossa cidade logo que as pessoas estão desembarcando”, destacou o governador Ibaneis Rocha durante a cerimônia de reinauguração.

Ele reforçou que o objetivo é incentivar uma visão mais ampla da cidade: “Basta de olhar a capital da República somente pelos olhares das televisões, que muitas vezes só mostram o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Nós temos que ir além e focar também na arquitetura e no que temos a desenvolver aqui.”

Cristiano Araújo, Ibaneis Rocha e José Aparecido Freire
Cristiano Araújo, Ibaneis Rocha e José Aparecido Freire | Foto: Vanessa Castro

Estrutura modernizada

Localizado na área de retirada de bagagens, o novo CAT possui um design que incorpora referências culturais e artísticas de Brasília, com mobílias e decoração projetadas em parceria com a Associação de Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro). A renovação, que envolveu um investimento de R$ 290 mil, também trouxe melhorias no conforto e na eficiência do atendimento aos turistas.

Segundo o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o novo centro supre uma antiga necessidade dos turistas que chegavam à cidade sem pontos de referência.

“Muitas vezes, as pessoas chegavam ao aeroporto e sentiam a necessidade de um CAT. Criamos um ponto que facilita a compreensão dos traços da cidade e fortalece o design e os monumentos de Oscar Niemeyer”, explicou Araújo.

Atendimento bilíngue e materiais informativos

O novo CAT oferece informações sobre hospedagem, transporte e pontos turísticos, além de disponibilizar mapas e guias bilíngues. Em 2021, quando foi reaberto após um longo período de fechamento, o centro realizou mais de 24,6 mil atendimentos.

A unidade também integra uma rede de CATs espalhados pelo DF, incluindo postos na 308 Sul, Torre de TV, Rodoviária Interestadual e Casa de Chá. Este último foi recentemente reformado e agora funciona em formato de cafeteria-escola em parceria com o Senac-DF.

Reconhecimento internacional e grandes eventos

O Aeroporto de Brasília, que movimenta mais de 1,1 milhão de passageiros por mês, foi eleito o melhor da América Central e do Sul, e considerado um dos mais pontuais do mundo. Além de ser o terceiro maior hub do país, o aeroporto se destaca por sua infraestrutura, capaz de operar pousos simultâneos.

Brasília também tem se consolidado como sede de grandes eventos nacionais e internacionais. Entre os mais recentes, estão o Brasília Boat Show, o Capital Moto Week e o Rally dos Sertões BRB.

A cidade também receberá, nos próximos dias, o 79° Congresso Brasileiro de Cardiologia, que trará cerca de 7 mil profissionais à capital. “Isso mostra que Brasília está cada vez mais sendo procurada para eventos de grande porte, tanto de aperfeiçoamento profissional quanto de lazer”, finalizou Ibaneis Rocha.