Com autoridade, Brasil vence a Sérvia na estreia

**O Brasil começou a Copa do Mundo de 2022 com uma boa vitória nesta quinta-feira (24).** A seleção venceu sem maiores sustos a Sérvia por 2 x 0, repetindo o placar do Mundial de 2018. Com o resultado, o time de Tite lidera o Grupo G da Copa do Mundo, pelo critério do saldo de gols. No outro jogo, pela manhã, a Suíça venceu Camarões por 1 x 0.

**A seleção brasileira dominou a partida desde o primeiro tempo**. A Sérvia pouco ameaçou nas duas etapas e, com uma marcação forte, apelando para faltas, conseguiu segurar o 0 x 0 no placar, nos primeiros 45 minutos. Após o intervalo, o Brasil empurrou os sérvios para seu sistema defensivo, e o gol virou questão de tempo. **Os dois marcados por Richarlison foram poucos diante do predomínio dos comandados por Tite, que voltam a campo na segunda-feira, para enfrentar a seleção da Suíça.**

**Para vencer o primeiro duelo da Copa, Tite optou por um meio de campo com Casemiro, Paquetá e Neymar**. O camisa 10 ficou com o papel de principal articulador de jogadas, com um trio ofensivo à frente, com Vinícius Júnior, Richarlison e Raphinha. Já a Sérvia de Dragan Stojkovic preferiu se fechar em um 3-5-2, que muitas vezes variava para um 5-4-1, tamanha a preocupação com o poderio do Brasil.

Com este cenário, o Brasil teve muitas dificuldades no primeiro tempo. **A primeira chance veio aos 12, quando Vinícius Júnior ganhou um escanteio. Na cobrança, Neymar tentou o gol olímpico, mas o goleiro Vanja Milinkovic-Savic, de 2m02, conseguiu tirar de soco.** Com mais posse de bola, mas diante de uma defesa fechada, tentou também em chutes de longa distância, como fez Casemiro, aos 20, com o goleiro pegando em dois tempos.

Apertando na marcação, o Brasil pressionava e roubava bolas na frente e na intermediária defensiva. Aos 26, Thiago Silva avançou até o ataque deu um passe Vinícius Júnior na área. O camisa 20 tentou driblar o goleiro, que conseguiu pegar a bola. O domínio era completo, mas sem grandes chances. Mas, **aos 34, Raphinha tabelou com Paquetá, recebeu livre na área, mas chutou fraco para a defesa de Vanja Milinkovic-Savic.** Já a Sérvia só conseguiu chegar aos 34, em cruzamento para Mladenovic, que cabeceou por cima do gol.

**A conversa de Tite com o grupo foi decisiva no intervalo. A seleção, que dominava, passou a ser mais agressiva e alugou o campo defensivo da Sérvia.** Com menos de um minuto, Raphinha roubou uma bola na entrada da área e chutou, mas o goleiro fecha o ângulo e fez a defesa. Aos 9, Alex Sandro tocou para Vinícius Júnior na esquerda, que cruzou para Neymar pegar de primeira e chutar para fora.

Acuada, a Sérvia só se defendia e o gol era questão de tempo. **Aos 14, o lateral Alex Sandro, da intermediária, mandou uma bomba na trave** da Sérvia. Finalmente, **aos 17, veio o gol.** Casemiro acionou Neymar na entrada da área. Ele passou pelos marcadores, mas a bola sobrou para Vinícius Júnior chutar. O goleiro deu rebote e Richarlison só teve o trabalho de empurrar para o gol e abrir o placar.

**Aos 21, Vinícius Júnior conseguiu roubar uma bola da zaga sérvia, invadiu a área, mas escorregou na hora do chute.** O time rival tentou sair para o jogo, mas pouco ameaçou nos lances de Pavlovic e Sergej Milinkovic-Savic. Quando tentavam encaixar seu jogo, os sérvios levaram o segundo gol.

**Vinícius Júnior avançou pela esquerda e cruzou de três dedos para Richarlison. O atacante domina para cima e concluiu com um forte voleio para marcar o segundo gol. Brasil 2 x 0.** O gol acabou com qualquer chance de reação da Sérvia. Tite começou, então, a poupar seus jogadores. Neymar, por exemplo, saiu contundido e fez gelo no tornozelo ainda no banco.

Mas o Brasil ainda ameaçaria a defesa sérvia, com perigo. **Aos 35, Casemiro recebeu uma bola na entrada da área e chutou no travessão.** Dois minutos depois, Rodrygo mandiu uma bola colocada, para Vanja Milinkovic-Savic pegar. Aos 37, Fred bateu da entrada da área, de esquerda, mas o goleiro espalmou para escanteio. Rodrygo perderia outra chance aos 41, chutando para fora. Depois disso, o Brasil gastou o tempo e a Sérvia só tentou evitar novos gols.

**BRASIL**
Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Vinícius Júnior (Rodrygo), Richarlison (Gabriel Jesus) e Raphinha (Gabriel Martinelli.
**Técnico:** Tite

**SÉRVIA**
Vanja Milinkovic-Savic, Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic), Sergej Milinkovic-Savic, Zivkovic (Radonjic) e Mladenovic (Vlahovic); Tadic e Mitrovic (Maksimovic).
**Técnco:** Dragan Stojkovic

Gols: Richarlison, aos 17 e aos 27 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Alireza Faghani, auxiliado por Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli

Estádio: Lusail

Relacionados.

Filme bíblico com Anthony Hopkins ganha trailer

Viagens internacionais impulsionam networking empresarial

Fuad Noman vira no segundo turno e é reeleito prefeito de Belo Horizonte