GPS Brasília comscore

Com autoridade, Brasil vence a Sérvia na estreia

**O Brasil começou a Copa do Mundo de 2022 com uma boa vitória nesta quinta-feira (24).** A seleção venceu sem maiores sustos a Sérvia por 2 x 0, repetindo o placar do Mundial de 2018. Com o resultado, o time de Tite lidera o Grupo G da Copa do Mundo, pelo critério do saldo de gols. No outro jogo, pela manhã, a Suíça venceu Camarões por 1 x 0.

**A seleção brasileira dominou a partida desde o primeiro tempo**. A Sérvia pouco ameaçou nas duas etapas e, com uma marcação forte, apelando para faltas, conseguiu segurar o 0 x 0 no placar, nos primeiros 45 minutos. Após o intervalo, o Brasil empurrou os sérvios para seu sistema defensivo, e o gol virou questão de tempo. **Os dois marcados por Richarlison foram poucos diante do predomínio dos comandados por Tite, que voltam a campo na segunda-feira, para enfrentar a seleção da Suíça.**

**Para vencer o primeiro duelo da Copa, Tite optou por um meio de campo com Casemiro, Paquetá e Neymar**. O camisa 10 ficou com o papel de principal articulador de jogadas, com um trio ofensivo à frente, com Vinícius Júnior, Richarlison e Raphinha. Já a Sérvia de Dragan Stojkovic preferiu se fechar em um 3-5-2, que muitas vezes variava para um 5-4-1, tamanha a preocupação com o poderio do Brasil.

Com este cenário, o Brasil teve muitas dificuldades no primeiro tempo. **A primeira chance veio aos 12, quando Vinícius Júnior ganhou um escanteio. Na cobrança, Neymar tentou o gol olímpico, mas o goleiro Vanja Milinkovic-Savic, de 2m02, conseguiu tirar de soco.** Com mais posse de bola, mas diante de uma defesa fechada, tentou também em chutes de longa distância, como fez Casemiro, aos 20, com o goleiro pegando em dois tempos.

Apertando na marcação, o Brasil pressionava e roubava bolas na frente e na intermediária defensiva. Aos 26, Thiago Silva avançou até o ataque deu um passe Vinícius Júnior na área. O camisa 20 tentou driblar o goleiro, que conseguiu pegar a bola. O domínio era completo, mas sem grandes chances. Mas, **aos 34, Raphinha tabelou com Paquetá, recebeu livre na área, mas chutou fraco para a defesa de Vanja Milinkovic-Savic.** Já a Sérvia só conseguiu chegar aos 34, em cruzamento para Mladenovic, que cabeceou por cima do gol.

**A conversa de Tite com o grupo foi decisiva no intervalo. A seleção, que dominava, passou a ser mais agressiva e alugou o campo defensivo da Sérvia.** Com menos de um minuto, Raphinha roubou uma bola na entrada da área e chutou, mas o goleiro fecha o ângulo e fez a defesa. Aos 9, Alex Sandro tocou para Vinícius Júnior na esquerda, que cruzou para Neymar pegar de primeira e chutar para fora.

Acuada, a Sérvia só se defendia e o gol era questão de tempo. **Aos 14, o lateral Alex Sandro, da intermediária, mandou uma bomba na trave** da Sérvia. Finalmente, **aos 17, veio o gol.** Casemiro acionou Neymar na entrada da área. Ele passou pelos marcadores, mas a bola sobrou para Vinícius Júnior chutar. O goleiro deu rebote e Richarlison só teve o trabalho de empurrar para o gol e abrir o placar.

**Aos 21, Vinícius Júnior conseguiu roubar uma bola da zaga sérvia, invadiu a área, mas escorregou na hora do chute.** O time rival tentou sair para o jogo, mas pouco ameaçou nos lances de Pavlovic e Sergej Milinkovic-Savic. Quando tentavam encaixar seu jogo, os sérvios levaram o segundo gol.

**Vinícius Júnior avançou pela esquerda e cruzou de três dedos para Richarlison. O atacante domina para cima e concluiu com um forte voleio para marcar o segundo gol. Brasil 2 x 0.** O gol acabou com qualquer chance de reação da Sérvia. Tite começou, então, a poupar seus jogadores. Neymar, por exemplo, saiu contundido e fez gelo no tornozelo ainda no banco.

Mas o Brasil ainda ameaçaria a defesa sérvia, com perigo. **Aos 35, Casemiro recebeu uma bola na entrada da área e chutou no travessão.** Dois minutos depois, Rodrygo mandiu uma bola colocada, para Vanja Milinkovic-Savic pegar. Aos 37, Fred bateu da entrada da área, de esquerda, mas o goleiro espalmou para escanteio. Rodrygo perderia outra chance aos 41, chutando para fora. Depois disso, o Brasil gastou o tempo e a Sérvia só tentou evitar novos gols.

**BRASIL**
Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Vinícius Júnior (Rodrygo), Richarlison (Gabriel Jesus) e Raphinha (Gabriel Martinelli.
**Técnico:** Tite

**SÉRVIA**
Vanja Milinkovic-Savic, Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic), Sergej Milinkovic-Savic, Zivkovic (Radonjic) e Mladenovic (Vlahovic); Tadic e Mitrovic (Maksimovic).
**Técnco:** Dragan Stojkovic

Gols: Richarlison, aos 17 e aos 27 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Alireza Faghani, auxiliado por Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli

Estádio: Lusail

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.