A cantora e compositora Alcione, nascida em São Luís, no Maranhão, ganhou uma exposição fotográfica em sua cidade natal como uma homenagem aos seus 50 anos de carreira. Com entrada gratuita, a mostra Com Amor, Alcione fica em cartaz até o dia 30 de agosto no Centro Cultural Vale Maranhão, localizado no centro histórico da capital maranhense.
A exposição conta com mais de 300 fotografias do acervo próprio de Alcione, e mostram as diferentes facetas da cantora: a sambista que sobe as ladeiras do Morro de Mangueira, a amante do bolero que canta nos recantos chiques de São Paulo e a brincante que gira ao som das matracas do Bumba Meu Boi.
Além disso, traz figurinos emblemáticos de fases marcantes da cantora, discos, objetos pessoais e um altar construído com base nos relatos sobre suas crenças. Interativa, a mostra ainda convida o público a soltar a voz em um karaokê e a ouvir a trilha sonora completa da carreira de Marrom por meio de uma jukebox.
Para uma das curadoras da mostra, Deyla Rabelo, a obra de Alcione é uma grande dedicatória ao amor e, principalmente, às mulheres. “Tudo o que ela cantou e tocou foi dedicado”, explica. “Assim, pensamos a exposição como uma dedicatória carinhosa que trata da obra e da vida da artista. O visitante é convidado a sentir esse afeto e, por ele, entender a importância revolucionária da artista para a cultura maranhense, brasileira e mundial”, destaca.
Já o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, acredita que a artista “tem um estilo único, resultado do diálogo entre as bases culturais maranhenses e todas as outras influências que adquiriu Brasil afora. Com essa exposição, o Instituto Cultural Vale celebra não só seu talento inigualável, mas também a diversidade das muitas culturas que formam a nossa cultura”, comenta.
Serviço
Exposição Com Amor, Alcione
Onde: Centro Cultural Vale Maranhão, Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís, Maranhão
Visitação: até 30 de agosto
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 19h
Entrada gratuita